Vazamento de Água?

Vazamento de Água?

Quais são as causas mais comuns para o surgimento de vazamentos?

Em geral, os vazamentos costumam trazer consigo não apenas prejuízos financeiros, como transtornos e dores de cabeça também.

Contudo, por mais inconvenientes que sejam, eles são fáceis de ser identificados. Existem diversos recursos e testes que podem ser feitos em nossa própria residência, mas um profissional especializado vazamento de água possui os equipamentos e técnicas específicas que auxiliam de forma eficaz nesse tipo de procedimento.

Neste artigo, separamos os motivos mais comuns que podem gerar em vazamentos. Saiba quais são e as devidas medidas que precisam ser tomadas.

Tubulação das paredes

O aparecimento de mofos, alteração na cor do revestimento ou umidade em excesso, é sinal de vazamento. Verifique se a tubulação apresenta alguma rachadura (aqui a ajuda de uma equipe ou profissional capacitado, é essencial).

Torneiras

Muitas pessoas podem não saber, mas uma torneira gotejando desperdiça em média 45 litros de água, ou seja, é o equivalente a mais de 1.000 litros de água no final do mês. Geralmente, os vazamentos em torneiras, acontecem quando elas estão fechadas, no entanto, a solução é simples: basta trocar a borracha da vedação e estará tudo certo.

Hidrômetro

Caso haja a preocupação de que existe um vazamento, conferir o relógio da água, é importante. Para que essa análise seja feita de forma correta, é preciso deixar o registro da parede aberto, as torneiras fechadas e todos os objetos e equipamentos que utilizam água, não serem usados durante o processo.

No hidrômetro, escreva em um papel a numeração que aparece (ou se preferir, marque a posição do maior ponteiro no relógio). Após 1 hora, veja se o número ou o ponteiro mudaram. Se sim, é porque há um vazamento.

Além dos fatores citados acima, existem outros que podem ser analisados periodicamente – com ou sem a ajuda de uma equipe profissional.

Verifique as contas mensalmente

Um dos primeiros sinais evidentes de que há de fato vazamentos, é o aumento inesperado e desconhecido de água, que pode ser observado através de uma conta. Nela, é possível identificar o consumo de água, normalmente destacada em metros cúbicos de água.

Vaso sanitário

Ao pesquisar na internet, vários testes podem ser encontrados e realizados por qualquer pessoa. Especificamente em vasos sanitários, os vazamentos são mais difíceis de serem reparados, justamente por causa da quantidade de água que vaza e pela complexidade visual de identificação.

Caixas de água

Assim como testes em vasos sanitários, há também para as caixas d’água. Da mesma forma e facilidade, esse teste simples leva menos de 1 hora para ser feito.

  • Feche todas as torneiras.
  • Não use equipamentos que necessitam de água.
  • Feche bem a torneira da boia da caixa e não deixe entrar água.
  • Marque o nível da água.
  • Depois de 1 hora, verifique se o nível abaixou.
  • Se abaixou, é sinal de vazamento na canalização.

Após a realização de testes e a contestação de vazamentos – caso há o medo de tentar resolver o problema e ao anseio de agravar ainda mais a situação, buscar por ajuda qualificada é a melhor indicação.

Uma empresa especializada em detecção de vazamentos, trabalha com dispositivos e métodos exclusivos e únicos que localizam o defeito e executam a sua manutenção ou reparo.

Uma das ferramentas mais usadas e de maior precisão, é a inspeção com vídeo câmera, que através de imagens, é possível identificar um vazamento na parte interna das tubulações. O diagnóstico é rápido, eficiente e evita danos às estruturas do imóvel.