Treinamento com Kettlebell é apresentado na Uesc

Os professores Alberto Kruschewsky e João José Rosário

O professor de Educação Física João José Rosário proferiu, terça-feira (20), palestra na Uesc com o tema Kettlebell Hardstyle, para alunos da matéria Atividade Física Não Escolar, do professor Alberto Kruschewsky. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da bola de ferro com alça que está revolucionando o condicionamento físico de atletas e sedentários, além de praticarem alguns movimentos com a ferramenta.

Durante a palestra foi aberta a possibilidade de João José Rosário retornar à região para ministrar curso de formação de instrutores em kettlebell training, em parceria com o curso de Educação Física da Uesc. O ciclo de palestras promovidas pelo professor Alberto Kruschewsky tem por objetivo dar acesso aos estudantes às novas modalidades esportivas de destaque no mercado.

Alunos da Uesc conhecem nova modalidade de exercício

Em setembro, João José Rosário participou da certificação em Russian Kettlebell Challenge (RKC) na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, e foi o único brasileiro residente no Brasil a participar deste evento, que desenvolve técnicas do treinamento de força e condicionamento físico.  A certificação em RKC é considerada a mais difícil e rigorosa em todo o mundo, comparada ao treinamento das forças armadas.

O curso foi ministrado pela empresa Dragon Door Publications Inc, e contou com a participação do russo Pavel Tsatsouline; a maior autoridade nessa modalidade. O método foi introduzido nos Estados Unidos há 15 anos por Pavel e aos poucos vem conquistando adeptos no Brasil. Há 1 ano o itabunense João José Rosário implantou em Santa Catarina o treinamento com kettlebell na área de fitness e na preparação física dos lutadores de Muay Thai da equipe de Júnior Aguiar, equipe com maior número de medalhas no sulamericano 2011 realizado no Paraguai.

Kettlebell

O Kettlebell foi recebido com entusiamo pelos alunos

A última moda em fitness vem do século 18 e foi inventado pelos russos e usado inicialmente na preparação de atletas olímpicos e forças armadas. O kettlebell é uma bola de ferro parecida com uma bala de canhão com alça, e, segundo Rosário, é uma dos mais efetivos instrumentos para um corpo forte e saudável. “Muitos aparelhos e treinos promovem um condicionamento físico isolado, mas, apenas o kettlebell permite a ação simultânea de múltiplos grupamentos musculares gerando força, potência, flexibilidade e queima de gordura com uma única ferramenta”, afirma.

O preparador físico explica que a técnica é ideal tanto para um atleta de alto nível, que deseja alcançar maior potência e força, quanto para um praticante de atividade física comum, que visa aprimorar o equilíbrio, resistência e conquistar uma boa forma. Rosário ressalta que os kettlebells são eficientes porque ativam vários grupos musculares numa série de exercícios que movimentam o corpo inteiro, trazendo resultados mais rápidos e poupando o tempo de quem não gosta de ficar na academia.

Outra vantagem que João José Rosário destaca é que a ferramenta é muito barata, quando comparada com qualquer aparelho residencial, esteiras, ou mesmo halteres, que normalmente vários são necessários. Além da mobilidade, pois os exercícios podem ser feitos em pequenos espaços, apartamentos, ou ao ar livre. Porém, Rosário alerta que é necessário que a prática da modalidade seja acompanhada pela orientação de um professor qualificado, pois se torna indispensável a postura correta afim de evitar eventuais contusões durante a prática dos exercícios.

QUEM É

João José Rosário é pós-graduando em Fisiologia do exercício pela PUC do Paraná e atualmente desenvolve suas atividades profissionais em Joinville (Santa Catarina). Colunista da Revista GoFaster atua na Academia WS Fitness e é preparador físico da equipe Júnior Aguiar de Muay Thai e Mixed Martial Arts (MMA), que lidera o ranking brasileiro.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation