TREINAMENTO COM KETTLEBELL CHEGA AO SUL DA BAHIA

Tiago Carvalho e João José Rosário

O kettlebell, nome em inglês para uma bola de ferro com alça, está revolucionando o condicionamento físico de atletas e sedentários. Depois de se destacar no sul do país utilizando o kettlebell na preparação física de seus alunos, o itabunense João José Rosário resolveu introduzi-lo também no sul da Bahia.

A técnica inicialmente foi apresentada aos estudantes de Educação Física da Uesc no final de 2011 por Rosário, que é Bacharel em Educação Física e possui certificação em Russian Kettlebell Challenge (RKC) obtida na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. Desde então o kettlebell vem ganhando adeptos na região após Tiago Carvalho, graduando em Educação Física da Uesc, implantá-lo na cidade.

Há oito meses Tiago Carvalho começou a utilizar o kettlebell, sob a supervisão de João Rosário, na preparação física de alunos e atletas. O trabalho vem ganhando muitos adeptos, entre eles lutadores e profissionais de educação física que reconhecem os rápidos e eficazes resultados do método.

Para Natália Dias, que há dois meses começou a treinar com o kettlebell, o conhecimento que Tiago Carvalho tem em outras modalidades como bioginástica e capoeira proporciona um treino completo: “Com a prática do kettlebell percebi uma melhora significativa no meu desempenho na capoeira. Está sendo notória a evolução do meu corpo nas movimentações de solo, na execução dos golpes, no ganho de flexibilidade, força e equilíbrio”, destaca.

KETTLEBELL

A última moda em fitness vem do século 18 e foi inventado pelos russos e usado inicialmente na preparação de atletas olímpicos e forças armadas. Atualmente é febre nas Academias norte-americanas por proporcionar resultados mais rápidos do que os aparelhos convencionais de musculação e, segundo João Rosário, também está sendo muito utilizado na preparação física de lutadores de MMA (Artes Marciais Mistas).

Para Rosário, a bola de ferro é um dos mais efetivos treinamentos para um corpo forte e saudável. “Muitos aparelhos e treinos promovem um condicionamento físico isolado, mas, apenas o kettlebell permite a ação simultânea de múltiplos grupamentos musculares gerando força, potência, flexibilidade e queima de gordura em uma única ferramenta”, afirma.

O preparador físico explica que a técnica é ideal tanto para um atleta de alto nível, que deseja alcançar maior potência e força, quanto para um praticante de atividade física comum, que visa aprimorar o equilíbrio, resistência e conquistar uma boa forma.

Outra vantagem que João Rosário destaca é que a ferramenta é muito barata, quando comparada com qualquer aparelho residencial, esteiras, ou mesmo halteres, que normalmente vários são necessários. Além da mobilidade, pois os exercícios podem ser feitos em pequenos espaços, apartamentos, ou ao ar livre. Porém, Rosário alerta que é necessária a orientação de um profissional qualificado, como Tiago Carvalho, pois se torna indispensável a postura correta afim de se evitar eventuais contusões durante a prática dos exercícios.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation