Tartaruga é salva em Ilhéus

Mobilização de técnicos e moradores salva o animal

Na última quarta-feira (23) ao receber o comunicado que havia uma tartaruga na “Fonte do Padre” na praia da concha, funcionários da Maramata mobilizaram moradores da Rua Nova Brasília para o resgate. Os moradores Gilson da Hora (Burrego), Francisco Canidé (Tico) e Denivaldo Moreira (Catapau), não se intimidaram com a fonte de água aparentemente suja entraram e resgataram com sucesso a tartaruga da espécie Cabeçudas (Caretta caretta), com cerca de 1m de comprimento, que estava lá desde a terça-feira. Funcionários do Ibama também estavam presentes durante o resgate.

Acredita-se que a tartaruga, fêmea adulta, veio para esta praia desovar e possivelmente alguém a colocou na fonte, pois não existe lógica para que a maré arrastasse a mesma para tal local, no entanto não se tem provas e nem suspeitos para o caso.

A tartaruga aparentemente cansada, porém, sem ferimentos graves foi devolvida ao mar com sucesso e aplaudida pelos moradores e turistas. Não foi possível realizar uma avaliação da saúde do indivíduo, pois a cidade carece de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e não possui uma instituição especializada no tratamento de animais marinhos. Parabenizamos os heróis e toda comunidade e que este exemplo seja seguido por toda a cidade respeitando o ciclo da vida das tartarugas e cuidando dos seus ninhos e ovos.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation