SEMANA DO MEI NO SUL DA BAHIA INICIA COM DICAS PARA APRIMORAR GESTÃO

http://ciadanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/05/FOTO-MAURICIO-MARON-29.jpeghttp://ciadanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/05/FOTO-MAURICIO-MARON-29.jpegSEMANA DO MEI NO SUL DA BAHIA INICIA COM DICAS PARA APRIMORAR GESTÃO

Evento segue até o dia 24, em sete municípios da região, com oficinas gratuitas voltadas, principalmente, para a área de gestão financeira

A Semana do MEI, promovida pelo Sebrae em todo o Brasil, teve início nesta segunda-feira, 20 e segue até sexta-feira, 24, em Ilhéus e Itabuna, com oficinas gratuitas voltadas para as áreas de gestão financeira, atendimento e atividades específicas de montagem de vitrine, higiene e manipulação de alimentos. As capacitações ainda estão acontecendo nos municípios de Uruçuca, Camacan, Itajuípe, Itacaré e Serra Grande.

Na sala de treinamentos do Sebrae em Itabuna, a consultora e instrutora financeira, Tatiane Badaró, ministrou a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, que tratou sobre controle de caixa, entrada e saída de recursos e planejamento de contas a pagar e a receber.

Sobre uma das principais atitudes que devem ser adotadas por um empreendedor, a separação das despesas pessoais do que é despesa da própria empresa. Segundo a palestrante, “a falta de gestão financeira tem sido o grande fator para o alto índice de mortalidade das pequenas empresas”.

Com o pensamento bem otimista, a empreendedora no ramo de roupas femininas, calçados masculinos e femininos, Luzilane Santos, de apenas 22 anos, está participando da Semana do MEI com o objetivo de adquirir novas ideias aprimorar a gestão negócio, que ainda funciona dentro da sua residência, em Jussari. Segundo ela, a ideia é “expandir e ser referência na cidade onde moro”.

Com a mesma expectativa de crescimento, o empreendedor Jhonata Sousa foi ao evento para ser orientado sobre a entrada e a saída do dinheiro. Ele é dono de uma loja e uma oficina de bicicletas há 8 meses, e, há um ano, está trabalhando com a fabricação de polpas para comercialização. Na oficina ele destacou que “pretende crescer e expandir seus negócios para outros lugares”.

 

Programação

Em Ilhéus, a programação continua na sala de treinamentos do Sebrae, com as seguintes oficinas: Pratique Atendimento, nesta terça-feira, 21, das 14h às 18 h; SEI Controlar Meu Dinheiro, na quarta-feira, 22, das 14h às 18h; “Como Montar uma Vitrine criativa para o São João”, na quinta-feira, 23, das 14h às 18h; Higiene e Manipulação de Alimentos, na sexta-feira, 24, das 14h às 16h.

Já em Itabuna, as oficinas também acontecem na sala de treinamentos do Sebrae, com as oficinas: SEI Vender, na terça-feira (21), das 18h às 22h; No dia seguinte, a oficina SEI Formar Preço acontece na quarta-feira (22), das 18h às 22h. Logo depois, a oficina SEI Planejar, acontece nesta quinta-feira (23), das 18h às 22h. As capacitações encerram na sexta-feira, 24, das 18h às 22h, com a oficina Sei controlar meu dinheiro.

As inscrições já estão sendo feitas pelos telefones (73) 3613-9734 e (73) 99974-2262 (Itabuna) ou (73) 3634-4068 e (73) 99974-2263 (Ilhéus). As informações completas sobre as capacitações podem ser obtidas na agência do Sebrae em Ilhéus, localizada na avenida Osvaldo Cruz, 74, Edifício Premier Bussines Center. Já em Itabuna, a agência de atendimento do Sebrae fica na Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro.

 

Meu INSS

Ao longo da Semana do MEI, o empreendedor terá acesso às orientações gratuitas sobre como abrir, alterar ou dar baixa no CNPJ, fazer a Declaração Anual de Faturamento, que deverá ser entregue até o dia 31/05 à Receita Federal. Os empreendedores ainda terão a oportunidade de conhecer os benefícios de formalização do negócio e as linhas de crédito através do Banco do Povo.

Em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), serão realizadas palestras esclarecedoras sobre os benefícios, o parcelamento de dívidas com a instituição e a novidade, Meu INSS. “O beneficiário deverá criar uma senha na central de serviços Meu INSS, para ter acesso a 90 serviços, que podem ser requeridos de forma online, a partir de qualquer dispositivo móvel”, destacou a técnica da instituição Noélia Nascimento

O beneficiário pode acompanhar os serviços e os procedimentos que estão sendo feitos por um servidor, de forma online. Entre os serviços disponíveis, estão, aposentadoria por idade, salário maternidade e aposentadoria por tempo de contribuição, que podem ser acessados no sistema em 48 horas, desde que o beneficiário esteja o cadastro regular no site.

 

Programação

Ilhéus

Terça-feira (21), das 14h às18h – Oficina Pratique Atendimento

Quarta-feira (22), das 14h às 18h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro

Quinta-feira (23), das 14h às 18h – Oficina Como Montar uma Vitrine criativa para o São João

Sexta-feira (24), das 14h às 16h – Clínica Tecnológica – Higiene e Manipulação de Alimentos

 

Itabuna

Terça-feira (21), das 18h às 22h – Oficina SEI Vender

Quarta-feira (22), das 18h às 22h – Oficina SEI Formar Preço

Quinta-feira (23), das 18h às 22h – Oficina SEI Planejar

Sexta-feira (24), das 18h às 22h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro

 

Fotos: Maurício Maron

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation