Santa Casa empossa nova Cipa

Membros da Cipa já empossados

Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos realizados para prevenção dos acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais nos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, foram empossados esta semana os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que atuarão nos três hospitais da instituição: Calixto Midlej Filho (HCMF), Manoel Novaes (HMN) e São Lucas (HSL). A solenidade foi realizada no auditório Paulo Bicalho, do Hospital Calixto Midlej.

A Cipa é formada por verdadeiros vigilantes voluntários que atuam de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras de trabalho que por ventura possam estar ocorrendo. Ela tem suporte legal no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho e na Norma Regulamentadora nº 05 (NR 5), aprovada pela Portaria nº 08/99 [2], da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para 2011, foi designada presidente da Cipa do Hospital Calixto Midlej Filho, Eliene Conceição, e o vice-presidente Jhon Vitório. No Hospital Manoel Novaes a presidência ficou sob a responsabilidade de Adriano Borges e a vice-presidência Luiz Carlos Santos, e no Hospital São Lucas, Andréa Rodrigues Silva, presidente, e Igor de Jesus, vice-presidente.

Eliene Conceição ressalta a importância da unificação das ações dos membros da Cipa dos três hospitais – idéia esta transmitida durante a posse por representantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), da Santa Casa de Itabuna. O Sesmt é responsável pelo suporte técnico dado aos membros de cada Cipa.

“Um exemplo disso será a unificação de campanhas educativas visando à prevenção de doenças ocupacionais por esforço repetitivo – principalmente para os funcionários que trabalham com computador, e também para a prevenção de acidentes com materiais perfuro-cortantes”, informa Conceição, presidente da Cipa 2011/HCMF.

CAPACITAÇÃO

O técnico em Segurança do Trabalho (Sesmt), Marcelo Brandão, informa que antes de serem empossados, os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes passaram por um curso de capacitação de prevenção de acidentes. “A intenção foi deixar cada membro apto para as inspeções no ambiente de trabalho, verificando se as ações dos trabalhadores estão em conformidade com as normas de segurança e também realizando trabalhos educativos”.

Também faz parte das atribuições dos membros da Cipa, coordenar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que é realizada anualmente com ações voltadas para a conscientização da importância de reduzir, se não eliminar, os acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Renan Moreira, ressalta a importância da atuação da Cipa, tendo em vista que sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores. “Cada vez mais será necessário investir na proteção dos trabalhadores, em treinamento e, principalmente, na fiscalização do cumprimento das normas de segurança”.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation