Revitalização chega à avenida Soares Lopes

Newton Lima dá início às obras na Soares Lopes

O grupo de Trabalho do programa de Revitalização do Centro de Ilhéus (PRC), formado pela Secretaria de Governo e Ações Estratégicas (Segov); Indústria, Comércio e Planejamento; Infraestrutura; Segurança, Transporte e Trânsito; Meio Ambiente; e Procuradoria Geral, entregou ao prefeito Newton Lima o relatório da primeira etapa do projeto. O programa prevê é dividido em duas etapas: a primeira é um conjunto de ações preparatórias para o verão, enquanto a segunda, que implica em obras físicas e estruturais se encontra na fase de elaboração de projeto de engenharia.

O trabalho inicial prevê uma série de ações na organização do centro da cidade que compreende mudanças na legislação ambiental (poluição sonora e visual), obras físicas e reordenamento no trânsito. Segundo o diretor de Planejamento Estratégico da Segov, Gerson Marques, após essa fase, a prefeitura iniciará outras obras, conforme consta no projeto de reabilitação do centro da cidade, elaborado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP).

Segundo o prefeito Newton Lima, os estudos e as ações estão a cargo de diversas secretarias, com a finalidade de abranger as diversas áreas envolvidas, a exemplo do comércio e serviços, inclusive o turismo cultural. “É um projeto que poderemos executar por etapas o que facilita a alocação de recursos para a realização das obras, com isso deveremos concluir todo o trabalho até o aniversário de 100 anos do escritor Jorge Amado”, disse o prefeito.

Para viabilizar as mudanças no centro de Ilhéus, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito iniciou algumas intervenções na avenida Soares Lopes, que receberá obras de reurbanização com a finalidade de abrigar alguns serviços. Segundo o titular da Pasta, Marcelo Barreto, da área em frente à Catedral de São Sebastião até as imediações da praça Ruy Barbosa, será construído um estacionamento com capacidade para receber 600 veículos, em área demarcada e sinalizada.

O equipamento tem o objetivo de receber os veículos que antes eram estacionados nas ruas do centro da cidade e que dificultavam a mobilidade urbana. Segundo o secretário Marcelo Barreto, algumas dessas ruas serão reurbanizadas e reequipadas para receber estacionamentos de bicicletas e motocicletas. “Ao lado desses estacionamentos, também será implantado um projeto paisagístico, que compreende peças de mobiliário urbano, floreiras, com a finalidade de tornar o centro da cidade uma área de negócios com todos os requisitos de modernidade, conforto e bem-estar”, explicou.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation