REDE DE ASSOCIAÇÕES RURAIS DO TERRITÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA FOI LANÇADA EM ITACARÉ

REDE DE ASSOCIAÇÕES RURAIS DO TERRITÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA FOI LANÇADA EM ITACARÉ

Representantes de associações rurais e do setor de agricultura de Itacaré e municípios circunvizinhos acompanharam o Seminário de Lançamento do Projeto de Apoio às Associações Rurais do Litoral Sul da Bahia na última sexta-feira, 25, durante a Expofeira de Itacaré. A proposta visa apoiar, subsidiar e consolidar a estruturação de uma rede de associações rurais, visando a formação de uma entidade representativa dos agricultores.

O encontro contou com a iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itacaré e o Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Dentre as ações do governo do Estado, a superintendente do órgão, Célia Watanabe destacou que estará atuando em conjunto com parceiros, os municípios e o consórcio de atuação.

Ela destacou ainda que “é necessário manter um diálogo na localidade, para verificar de fato, a demanda da agricultura familiar, pois é a partir daí que se cria o caminho de uma cidade sustentável”, declarou a representante do Estado ao esclarecer sobre o papel da assistência técnica, que tem a finalidade de ajudar as famílias e associações rurais a terem acesso às políticas públicas.

O Seminário aconteceu durante a Expofeira de Itacaré, que promoveu a agricultura familiar local e de outros municípios, a partir da exposição de produtos, capacitações e atividades artísticos-culturais. De acordo com o prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio Litoral Sul, Antônio de Anízio, as duas atividades valorizam os pequenos agricultores, no sentido de “fortalecer o segmento que hoje é fundamental para o abastecimento da zona urbana”, reforçou o gestor, que também parabenizou a parceria com a Bahiater.

Sobre o convênio de apoio às associações rurais, o coordenador executivo do consórcio, Luciano Veiga falou que o projeto vai beneficiar 13 municípios consorciados do Território Litoral Sul. A proposta visa “capacitar os agricultores para que tenham um entendimento maior sobre como se organizar, enquanto associação, como cuidar da situação financeira e administrativa. Além disso, o projeto possibilita aos agricultores participar de feiras em rede, para fazer com que os agricultores possam expor em outras localidades”, explicou.

Author Description

admin

No comments yet.

Join the Conversation