QUEIMADAS CONTINUAM INTENSAS EM CANAVIEIRAS

As providências prometidas pelo Chefe do Poder Executivo não foram tomadas e as queimadas continuam prejudicando a população e causando doenças respiratórias

Apesar do comunicado expedido na semana passada pela Prefeitura de Canavieiras prometendo tomar providências contra os crimes ambientais (VEJA AQUI), o número de queimadas tem aumentando significativamente no município. É que, no comunicado, a Prefeitura conclamava os moradores que fizessem as denúncias para que a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente fosse até o local e tomassem as providências necessárias.

Entretanto, ao que parece, a fiscalização dos órgãos ambientais da Prefeitura de Canavieiras, do Estado da Bahia e do Governo Federal não foram a campo para verificar as queimadas e multar os responsáveis. E não precisa ir longe, pois as queima de vegetação é feita no centro e nos bairros da cidade, em grande número, em qualquer horário, às vistas de todos.

Na zona rural não é diferente, e de longe, se avista as nuvens de fumaça, como acontece todos os anos durante o período de verão, sem qualquer pedido de licença aos órgãos ambientais, o que configura crime. E se existe um crime por parte das pessoas que provocam as queimadas, também pode ser constatado outro, de omissão, por parte dos poderes público, que não tomam as medidas de fiscalização.

E os agentes da fiscalização podem encontras as áreas de queimadas sem se movimentar muito, quem sabe até caminhando, de bicicleta, motocicleta ou carro, a depender dos meios que dispõem. Principalmente pela manhã o fedor insuportável da fumaça atinge a todos os moradores, indistintamente (inclusive os fiscais), causando prejuízos incalculáveis às pessoas com problemas respiratórios, notadamente as crianças.

Author Description

admin

No comments yet.

Join the Conversation