Pacto pela Educação

Osvaldo Barreto diz que é preciso conjugar esforços

Com foco na melhoria da qualidade do ensino na rede pública, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, apresentou em Ilhéus, quarta-feira (23), o programa Pacto pela Educação, termo de compromisso entre Estado e municípios que prioriza a alfabetização plena das crianças com até oito anos de idade, através de métodos de aprendizagem e escolas de mais qualidade. “Se nós não tratarmos a educação como objetivo único, não vamos a lugar algum. É preciso conjugar esforços para garantia e melhoria do direito de aprender”, destacou ao abrir a reunião de trabalho no Centro de Convenções.

O evento teve a presença de secretários municipais, como Lidney Campos, de Ilhéus, e dirigentes como o gestor da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6), Ednei Mendonça, que considerou “estratégica a aliança” para consolidar mudanças no setor. A secretária municipal da Educação de Uruçuca, Célia Faria, afirmou que “ter o estado liderando esse compromisso estimula a vontade de crescer e a esperança de melhorar o ensino, porque é muito importante esse apoio à educação pública sem distinção de redes de ensino”.

Unidas, as duas esferas trabalharão em regime de colaboração, com base em metas e responsabilidades individuais e de equipe. Cabe ao Estado, por exemplo, articular o apoio do Governo Federal, a formação de professores, a elaboração de materiais de apoio pedagógico, além de monitorar o andamento do pacto nos municípios. Osvaldo Barreto também lembrou que antes acreditava-se que o Estado era apenas responsável pelo ensino fundamental, mas hoje oferece programas e projetos de longo prazo em diversos níveis da educação.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation