Operação Talismã reduz criminalidade

Operação afugenta malfeitores

A “Operação Talismã” deflagrada no dia 25 de maio, está marcada pela tranquilidade, pois, aponta índice positivo, com redução de 20% na criminalidade, nos primeiros 15 dias de sua atuação se comparada ao mês passado.

Nestas duas semanas, o saldo foi de 47 pessoas conduzidas à Delegacia de Polícia, 15 presos em flagrante, 14 Termos circunstanciados de ocorrência lavrados, 68 veículos notificados, 22 automóveis apreendidos, 92 motos apreendidas, 01 moto roubada recuperada, 08 CNH apreendidas, 242,30g de cocaína apreendida, 130,75g de maconha apreendida, 138,91g de crack apreendido, 143g de oxi apreendidos e R$ 7.555,00 reais apreendidos provenientes do tráfico de drogas.

Para tanto foram abordadas 16.437 pessoas, 296 bares, 984 automóveis, 2.257 motocicletas, 259 táxis, 414 ônibus coletivos e 232 pontos de ônibus, destacando-se o papel preventivo da Polícia Militar que com sua ação ostensiva inibe novas práticas delituosas.

Supervisionada pelo Comando de Policiamento Regional Sul, a operação tem como objetivo intensificar as abordagens e incursões nas áreas da cidade que apresentam maior pico de violência, para reduzir a criminalidade.

No entanto, ela é realizada juntamente nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista, na tentativa de combater a prática de tráfico de drogas, transporte ilegal de armas de uma cidade para outra, bem como possíveis roubos, furtos, lesões corporais, homicídios entre outros delitos.

Segundo o Capitão PM Paulo Vinicius, coordenador da operação, o saldo positivo da operação, alcança seu objetivo mais rápido que o esperado. “Houve uma redução muito rápida no índice de ocorrências de roubo, furto simples e qualificado, lesões corporais, comparando com o início do mês passado.

Principalmente, em relação ao número de homicídios registrados na cidade, o que demonstra que o patrulhamento está dando certo, uma vez que ocorre diuturnamente, em locais já estudados pelo setor de inteligência da unidade, trazendo um efeito desejado, que é a contenção da ocorrência de novos delitos”. Comenta.

A população também pode ajudar a Polícia Militar denunciando através do nº 190, denunciando locais onde haja suspeita de tráfico de drogas, pessoas portando ilegalmente arma de fogo, entre outros delitos, com a garantia de absoluto sigilo da pessoa que prestou as informações.

Essa atitude colaboradora da população ajuda sobremaneira o trabalho da Polícia Militar, a exemplo do traficante que foi preso na última quinta-feira, num estabelecimento comercial no bairro conceição após uma denúncia anônima.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation