O MAPA DO CAMINHO

Gerson Marques*

Estamos na entressafra politica, este ano não tem eleições, resta tempo suficiente para as especulações, alguns pré-candidatos, os mais experientes é claro aproveitam essa época em que as coisas estão assim “meio confusas”, para “vender seus peixes” e algumas “ideias mirabolantes”.

Para evitar confusões e permitir a todos entender o jogo, resolvi escrever umas mal traçadas e pretensiosas linhas, com opiniões pessoais sobre esse processo, e espero com isso ajudar os candidatos perdidos encontrar o mapa do caminho.

  1. A sucessão de 2012 para prefeito de Ilhéus passa, segundo qualquer analista politico, pelo governador Wagner. Seu peso será maior ou menor à medida que as muitas obras previstas para Ilhéus estejam iniciadas ou não, o apoio de Wagner ainda tem um enorme ganho extra, traz de quebra o apoio de Lula e Dilma.
  2. O partido de Wagner é o PT, que junto com outros partidos formam a base do governo. O PT de Ilhéus aceitou em janeiro de 2010 a orientação do governador e da direção estadual, no sentido de se aliar ao PSB. Isso, então, é fato, PT e PSB são aliado em Ilhéus.
  3. Até o momento não houve nem uma orientação em sentido contrário a essa aliança: o PT estadual, através de Wagner, assim como o PSB da senadora Lídice, acabaram de reafirmar a aliança durante  a última visita do governador em nossa cidade, onde mais uma vez o governador tratou da agenda de obras e ações para Ilhéus com o governo municipal  ampliando e reafirmando compromissos.
  4. Sendo esses os dois maiores partidos da base do governador em Ilhéus, é natural que juntos liderem a formação de uma grande frente  capaz de reproduzir a base de sustentação do governador aqui em nossa cidade. Essa frente deverá ter ainda a presença do PC do B, PRB, PDT, PSD e outros a serem convidados, dentre esees todos  deverá sair o candidato que nos unifique.
  5. E o PP? Bem é claro que o PP também é base do  governador e por isso cabe nessa frente, quem tem que definir seu rumo é o próprio PP, e no momento a tese do partido é de não conversar com os partidos que estão no governo municipal. Isso isola o PP fora da base do governador em Ilhéus, mais essa é uma opção deles.
  6. Não existe a menor chance de acerto por cima no PT, como pretende certo candidato. O PT não funciona assim, a base tem muita importância e a opinião do diretório local é que vale. Repito: a opinião do diretório local é que vale, alem disso, a nossa turma “de cima” leia-se Wagner, Josias, Geraldo Simões, Fátima Nunes, Jonas Paulo, Everaldo etc., são os mesmos que nos indicaram o caminho da aliança com o PSB e até agora não desindicaram se assim pode ser dito e entendido.
  7. A manutenção e ampliação da aliança PT e PSB tem sido amplamente discutida pelas executivas locais nos últimos dias, é aceita por praticamente a totalidade do partido, nossos vereadores são unanimes neste caminho.
  8. Este projeto não é contra ninguém, é por Ilhéus, é para viabilizar  nosso futuro, nosso desafio será construir a Ilhéus de amanhã, a aliança PT/PSB esta por traz dos grandes projetos que começam a mudar o rumo de nossa historia, a segunda ponte para o Pontal, a duplicação da Ilhéus/Itabuna, o novo aeroporto, o porto e a ferrovia Oeste/Leste entre outras. Nos próximos meses estaremos iniciando a preparação da cidade para  as comemorações do  centenário de Jorge Amado (ano que vem), assim como para a Copa do Mundo (quando poderemos hospedar algumas seleções).
  9. A politica real não é a dos bastidores, do acerto por cima ou  da rasteira quase certa, a política real é feita aqui na cidade, com gente de carne e osso. É verdade que existem projetos maiores em nosso partido, como governar a Bahia e o Brasil; é verdade que a politica de aliança exige reciprocidade, mas é verdade, também, que quando um não quer dois não se juntam; o mapa do caminho passa pela humildade, confiança mútua e muita vontade de lutar por Ilhéus, por uma Ilhéus mais justa e mais desenvolvida, por uma nova Ilhéus.

*Analista político e militante do PT.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation