O frio de Itabuna e a farofa de pinhão

Farofa de PinhãoFarofa de pinhão com pernil

Quem mora ou morou no Sul e Sudeste do Brasil conhece bem o pinhão, a fruta (semente) da araucária (Araucaria angustifolia), árvore ameaçada de extinção. Mas o que tem pinhão a ver com culinária: Tudo.

Imagine aquele frio de inverno e você em frente à lareira de olho no caldeirão de pinhão no fogo enquanto degusta um bom vinho tinto e seco da colônia. Assim mesmo, cozinhando como se faz com o amendoim, apenas com água e sal.

Mas, para os apreciadores da boa gastronomia, a “garfada” é outra e centenas de pratos podem ser preparados utilizando o pinhão como ingrediente principal ou coadjuvante, tanto faz.

O prato que vou apresentar agora é de fácil preparo e delicioso. Lembro-me de quando preparei pela primeira vez, em Joinville, o termômetro marcava quatro graus positivos, e eu me aquecia com algumas doses de steinhaeger, enquanto a farofa ficava pronta. Aí, sim, passei a saboreá-la com um vinho.

Sei que em Itabuna o frio não chega aos quatro graus e não também não temos tradição de comer pinhão, mas uma providencial incursão do amigo Ricardo Ribeiro no Atacadão Carrefour foi o bastante para me presentear com o fruto da araucária.

OBS.: Não fique angustiado, o prato é politicamente correto e não estou cometendo crime contra o meio ambiente, pois a recuperação das matas de araucárias está em plena expansão.

Farofa de pinhão
– 1 kg de pinhão;
– 300 g de bacon;
– 600 g de pernil de cordeiro moído;
– 1 cebola grande picada;
– 500 g de farofa pronta (ou preparada na hora, tanto faz);
– 2 dentes de alho bem picadinho;
– Cheiro verde a gosto.

Primeiro cozinhe o pinhão por mais ou menos 1 hora na panela de pressão, depois de cozido, descasque e triture no liquidificador até ficar bem triturado; leve o bacon ao fogo, quando estiver bem frito coloque a cebola e o alho; quando estiver bem corado coloque o pernil e refogue até o ponto desejável, prove e coloque o sal a gosto.

Quando esta parte estiver pronta coloque o pinhão moído e mexa mais um pouco, desligue o fogo e coloque delicadamente a farofa e o cheiro verde.
Agora, é só comer.
Bom apetite!

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation