Níquel é exportado por Ilhéus

Autoridades e empresários acompanha o embarque

Mais uma carga de concentrado de níquel foi embarcada pelo Porto de Ilhéus este ano. O embarque ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º) e foi acompanhado pelo prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre, e o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto.

Desta vez, trata-se, de acordo com o diretor operacional da Mirabela Mineração do Brasil – empresa responsável pelo envio da carga –, Cláudio Lyra, do primeiro carregamento operacional de níquel feito pelo Porto de Ilhéus. Em janeiro deste ano, a empresa realizou o embarque de 3,9 mil toneladas, mas foi considerado experimental, “já que várias condições de logística foram avaliadas durante o processo”.

A carga de 8 mil toneladas de concentrado de níquel pertence a empresa russa Norilks e está sendo encaminhada pelo navio Archangelgracht, de bandeira holandesa e modelo aciglass, para o porto de Mantyluoto na cidade de Pori, na Finlândia. De lá segue para a planta da empresa Norilks, localizada em outra cidade finlandesa, Harjavalta. A Norilks –  considerada a maior produtora de níquel do mundo – e a Votorantim possuem, até 2014, contrato com a Mirabela, para vender 50% da produção para cada uma. Cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas diretamente neste carregamento operacional, que deve chegar ao destino final dentro de um prazo de 25 a 30 dias.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation