Nada como “arrumar o amigo fígado” cansado dos finais de semana

Confesso que descobri o valor nutritivo da receita de hoje por acaso. Quer dizer, não foi bem assim, mas foi mais ou menos assim. Após uma semana cheia de eventos e comemorações, emendei o fim de semana em dois anivesários de amigos e mais um dia no Alto Beco do Fuxico, jogando conversa fora, saboreando tudo que Deus deixou de bom no segmento etílico. Foi demais.

Nada que proibisse minha segunda-feira (que dia mais fora do propósito…) de trabalho, que não sou  homem desses impedimentos, até porque nas minhas profissões (advogado e jornalista) não se aceitam desculpas para a argumentação de mal-estar, ressaca. Ao contrário, a segunda-feira é dia de analisar a semana anterior e planejar os dias que se seguem, então o melhor é não esmorecer e encarar a realidade como ela se apresenta.

O melhor mesmo é não cometer os excessos, participar de todos os eventos e se comportar socialmente, conforme está escrito nos melhores manuais de etiquetas. Isso para não se tornar incoveniente. Mas tem o outro lado, que depende da condição de saúde de cada um, coisa impossível de ser definida pelos escritores, colunistas e personal styler (consultores de imagens) sociais. Somente o fígado de cada um é que pode ligar o alarme.

Mas, voltando ao assunto, minha segunda-feira pela manhã não foi das melhores e eu já pensava no suplício do expediente da tarde, às voltas com o jornal do dia seguinte. Ao chegar em casa ao meio-dia fui surpreendido com um medicamento natural “porreta” preparado pela “santa esposa”: um divino suflê de brócolis acompanhado de um frango grelhado.

Não pensem maldades! A bebida para acompanhar foi uma boa, inodora e incolor velha água. No final, confesso, bateu na fraqueza, mas foi providencial para encarar o sufoco da segunda-feira à tarde. Recomendo essa receita para quatro pessoas.

SUFLÊ DE BRÓCOLIS

Ingredientes:

* 1 maço(s) de brócolis;

* 1 caixinha(s) de creme de leite;

* 2 xícara(s) (chá) de leite;

* 1 tablete(s) de caldo de legumes;

* sal a gosto;

* pimenta-do-reino a gosto;

* um ovo;

* 2 xícaras (chá) de parmesão ralado.

Preparação:

Cozinhe os brócolis na água com o caldo de legumes. Em uma tigela, misture o ovo, o leite, o creme de leite, sal e pimenta. Num refratário untado com manteiga, coloque o brócolis cozido e o molho da tigela. Polvilhe com parmesão e coloque ao forno para gratinar.

FRANGO GRELHADO

Ingredientes:

* 4 peitos de frango;

* Sal e pimenta a gosto;

* Sumo de meia laranja;

* 2 colheres ( sopa ) de manteiga;

* 1 dente de alho;

* 1 ramo de salsa e 1 cebola

Preparação:

Comece por temperar os peitos de frango com sal, pimenta e o sumo de laranja; core na manteiga quente; junte o alho picado e a pimenta em grão e junte a salsa picada; grelhe os peitos de frango e a cebola cortada às rodelas grossas.; disponha no prato de servir a cebola grelhada e sobre esta, coloque os peitos de frango.

Um bom apetite!

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation