MP COBRA PROVIDÊNCIAS URGENTES PARA O VIADUTO CATALÃO

http://ciadanoticia.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Viaduto-Catalão-1.jpghttp://ciadanoticia.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Viaduto-Catalão-1.jpgMP COBRA PROVIDÊNCIAS URGENTES PARA O VIADUTO CATALÃO

Numa notificação ao secretário de Infraestrutura Transporte e Trânsito de Ilhéus, Átila Dócio, a 11ª Promotoria de Justiça de Ilhéus cobra da prefeitura a apresentação urgente de um Plano Emergencial para o Viaduto Catalão. Assinada pelo promotor Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, a notificação relata os problemas estruturais daquele importante equipamento urbano de Ilhéus, contidos em Parecer Técnico do Ministério Público.

De acordo com o parecer, existem falhas graves estruturais com a possibilidade de risco para pedestre e veículos que transitam no Viaduto Catalão, e cobra a pronta apresentação de um projeto de recuperação e requalificação do equipamento. O projeto deverá conter a eliminação das graves falhas estruturais existentes nos pilares e vigas; tratamento de oxidação existente nas armaduras dos pilares e vigas.

Também deverão ser apresentados no projeto a eliminação das graves falhas estruturais existente na armadura da malha da laje; a eliminação dos pontos de desplacamento da parte inferior da estrutura; e eliminação das estruturas comprometidas do guarda-corpo; instalação de sistema de drenagem de águas pluviais, além do projeto viário de impedimento emergencial de circulação de veículos pesados no viaduto.

O promotor público Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo alertou o Poder Executivo, por meio do secretário Átila Dócio, que o descumprimento da notificação motivará a abertura de ações criminais e cíveis contra os responsáveis. A notificação do Ministério Público está calcada nas atribuições contidas no art. 129, VI da Constituição Federal, e art. 73, I, a, da Lei Complementar Estadual 11/96.

O Viaduto Catalão era um cartão postal de Ilhéus- foto José Nazal

Inaugurado em 1955, o viaduto leva o nome do prefeito que o construiu, Pedro Vilas Boas Catalão e representava um dos mais modernos e bonitos equipamentos urbanos de Ilhéus, utilizado até hoje como um cartão-postal da cidade. Entretanto, sua beleza na paisagem urbana de Ilhéus não mereceu o mesmo tratamento pelos prefeitos que por ali passaram, relegando-o ao descaso e à fadiga.

Author Description

admin

No comments yet.

Join the Conversation