Mostra Jorge Amado de Arte & Cultura

Uma programação ampla e diversificada marca mais uma edição da Mostra Jorge Amado de Arte e & Cultura, que acontece entre os dias 9 e 13 deste mês, em Ilhéus. O evento é promovido Fundação Cultural de Ilhéus e reúne diversas manifestações artísticas, buscando valorizar e preservar a memória do escritor que tanto colaborou na divulgação do nosso município. O evento inclui visitas dirigidas de estudantes e população à Casa de Jorge Amado com receptivo artístico; apresentações gratuitas de filmes baseados na obra de Jorge Amado (foto); exposição de artes plásticas, seminário e espetáculo com enfoque na obra do autor, entre outras atividades.

No dia 9, às 15 horas, acontece a abertura da exposição de artes plásticas com obras e biografia de pinturas que ilustram capas de livros de Jorge Amado foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, coordenada pelo professor Guilherme Albagli. O Espetáculo “Jorge Amado: Santo de Casa”, dirigido pela coreógrafa Soânne Marry, será apresentado no dia 10 no Teatro Municipal a partir das 20 horas e vai mesclar dança, teatro e música ao vivo. Na oportunidade haverá o agradecimento público a algumas personalidades que têm dado apoio ao fomento da cultura na cidade.

No dia 11, às 18 horas, a Fundaci promove ainda o Seminário sobre a obra de Jorge Amado, em parceria com o Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento tem como público-alvo estudantes universitários ou secundaristas e contará com palestras de importantes estudiosos da nossa região. Entre eles: Ruy Póvoas, Maria de Lourdes Netto Simões e André Rosa, com mediação de Maurício Corso, Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. Ainda teremos o lançamento de obras literárias inspiradas na obra de Jorge Amado e apresentação de vídeo-documentário.

Durante toda semana da mostra, um receptivo artístico vai receber visitas dirigidas de estudantes e população à Casa de Jorge Amado. Já no auditório do local, estão programadas apresentações gratuitas das obras cinematográficas baseadas na obra de Jorge Amado Seara Vermelha e Gabriela, entre os dias 09 e 12, sempre às 18h30m. A Mostra, de acordo com o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, está cercada pela essência e pelo respeito à obra amadiana, também a toda história regional, “conceituando suas ações na perspectiva de oferecer não apenas mais uma referência, mas o fomento à memória, à arte e cultura”.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation