Ministro destaca importância da frente de apoio às Santas Casas

Comitiva explica problemas de Ilhéus a ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou nesta quarta-feira (23), durante audiência com políticos baianos, a importância da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, reinstalada no mesmo dia. Segundo Padilha, a atuação dos deputados federais poderá ser decisiva para a aprovação de emendas que facilitem a recuperação financeira das entidades filantrópicas.

A afirmação ocorreu durante reunião da qual participaram a deputada estadual Ângela Sousa (PSC); o deputado federal Geraldo Simões (PT); o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla; o prefeito de Ilhéus, Newton Lima; o secretário municipal da Saúde, Jorge Arouca; e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Lavigne.

A comitiva baiana foi a Brasília com a intenção de pedir o socorro do Governo Federal para o Hospital São José, que pertence à Santa Casa de Ilhéus. Na pauta, foi incluída a viabilização da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, aumento dos repasses financeiros destinados à instituição, ampliação da Unidade de Terapia Intensiva e implantação da UTI neonatal.

As demandas foram apresentadas pelo provedor da Santa Casa, que considera a atual situação da entidade como insustentável. Ele lembrou que a Santa Casa de Ilhéus mantém a única maternidade do município e também reforçou a urgência de assegurar o tratamento aos pacientes com câncer. “Os serviços de oncologia não podem continuar sendo comprometidos pela falta de apoio financeiro”, afirmou Lavigne.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation