Minha Casa, Minha Vida, entrega apartamentos em junho

O engenheiro faz um relato do andamento das obras

Este ano, o município de Ilhéus viverá um momento histórico durante a comemoração pelos seus 478 anos de fundação, no dia 28 de junho próximo. É que a data marcará a entrega das unidades habitacionais que integram o programa Minha Casa, Minha Vida, situadas no km 5 da rodovia Jorge Amado (BR-415). Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, junto com uma comitiva formada pelos secretários municipais e assessores, visitou o local cujo as obras estão em fase final.

Durante a visita, acompanhada pelo engenheiro de contratos da Sertenge – empresa responsável pela execução da obra –, Eduardo Garrido, o prefeito Newton Lima e comitiva puderam conhecer todo o trabalho de acabamento que vem sendo realizado em cada unidade pelos 500 trabalhadores que atuam no local. “As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiro, maçanetas, entre outros itens”, explicou.

Newton Lima elogiou a qualidade da estrutura das unidades. “São todas bem arejadas e com acesso facilitado. Será uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar. Vamos garantir, ainda, que todos os serviços pertinentes ao município sejam garantidos e passem a funcionar paralelamente à entrega do empreendimento”. Para Eduardo Garrido, será de suma importância garantir a qualidade da moradia. “Ilhéus passará a ser um dos primeiros municípios no país a entregar as unidades, juntamente com os serviços de infraestrutura agregados ao projeto”, informou.

Infraestrutura – Ainda de acordo com Eduardo Garrido, trata-se de um projeto de alto porte, considerado um dos mais bonitos – em termos paisagísticos – realizados na Bahia. “Além da infraestrutura completa, onde a população terá acesso a diversos serviços, como saúde e transporte, esse projeto contará com diversos espaços de lazer como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outras áreas de lazer”, acrescentou o engenheiro.

Arquiteta da secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio, Marilene Lapa, explicou que, mesmo sendo um projeto padrão, é possível adaptá-lo às condições locais e torná-lo um espaço ainda mais agradável para morar. “Esperamos que este modelo se torne referência para outros municípios”. Marilene Lapa acrescentou, ainda, que a avenida principal prestará homenagem ao antigo imóvel existente no local – a Fazenda Porto Novo – e que as demais ruas receberão nomes de rios locais.

A obra vai gerar três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, dois quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá cerca de 1.2 km. Ainda segundo Eduardo, 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.

O Residencial Morada das Brisas terá 31 prédios, cada um deles com 16 apartamentos. As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Já os residenciais Morada das Águas e Morada do Porto serão empreendimentos mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra).

Nova lista – Uma nova lista de chamada para novos contemplados no programa em Ilhéus deve ser divulgada na próxima semana, afirmou o titular da pasta de Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos. Há poucos dias, a secretaria divulgou lista de beneficiários que estão com pendências no programa habitacional Minha Casa Minha Vida, contendo 206 nomes. A sede da secretaria de Assistência Social e Trabalho e Ilhéus está localizada na avenida Soares Lopes n° 1724.

A equipe da secretaria da Assistência Social e Trabalho continua realizando o atendimento ao público que foi contemplado pelo programa, sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 13 às 17 horas. As listas com o nomes dos beneficiados encontram-se nos na sede da secretaria, localizada na avenida Soares Lopes, nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e nos cinco Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Barra, Banco da Vitória, Olivença, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória.

Integraram a comitiva os secretários Ednei Mendonça (Governo e Açõrs Estratégicas), Lidiney Campos (Educação), Paulo Goulart (Infraestrutura), Paulo Moreira (Turismo), Jorge Bahia (Indústria, Comércio e Planejamento), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), Mozart Aragão (Administração), Gerson Marques (Desenvolvimento Urbano), além do controlador-geral do município, Pedro Sanches; e da vereadora Carmelita Ângela e demais autoridades.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation