Linha 192 do Samu de Ilhéus é restabelecida

Com o 192 restabelecido, melhora atendimento

A central de atendimentos 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus já está funcionando normalmente. Através dos esforços envidados pelo departamento administrativo da saúde e da equipe do Samu, o número já está a disposição da população para a solicitação dos atendimentos.

O número 192 foi desativado – provisoriamente – em função das mudanças das instalações do Samu, da avenida Itabuna para a avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. Neste período, o serviço continuou funcionando através de um novo número divulgado para a população para o atendimento das emergências.

Segundo o diretor-administrativo do Samu, Edson Freitas, a operadora de telefonia fixa responsável, a OI, alegou problemas de ordem técnica para realizar a instalação da linha, e por isso a demora no restabelecimento do serviço. Edson agradece ainda a compreensão da população neste período, salientando que o serviço 192 já está disponível gratuitamente.

As novas instalações do Samu na avenida Litorânea Norte está localizada estrategicamente e tem como objetivo otimizar e qualificar o atendimento prestado a população de Ilhéus. A mudança foi realizada também para acelerar o processo de regionalização do Samu. A nova sede com demandas específicas eram um dos critérios para a regionalização. O processo já foi iniciado e aprovado junto ao Ministério da Saúde.

A regionalização do Samu de Ilhéus atenderá uma área microrregional com 21 municípios beneficiando um total de 720 mil habitantes. Cidades como Canavieiras, Una, Itacaré e Valença fazem parte dessa microrregião. Todos os municípios integrantes receberão uma ambulância de unidade básica ou de unidade avançada. O Samu de Ilhéus realizará a regulação dos atendimentos nestes municípios, através da central de atendimentos 192.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation