LAVAGEM DO BECO DO FUXICO ABRE CARNAVAL DE ITABUNA

A prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) ajustaram os últimos detalhes para o carnaval antecipado, o Itabuna Folia 2020, que nesta quinta-feira (6), com a tradicional lavagem do Beco do Fuxico, uma tradição que se repete há mais de quatro décadas com muita água, suor e cerveja, terminando domingo (9), com a participação de 37 bandas, seis trios elétricos e milhares de foliões. Ao mesmo tempo técnicos do governo e da iniciativa privada cuidam da infraestrutura do circuito da folia nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, que ganha iluminação especial, decoração, camarotes, equipamentos de segurança, cerca de três centenas de barracas e até uma praça de alimentação.

Na sua edição de 2020, a lavagem do Beco do Fuxico terá como atrações o Rixô Elétrico, que faz a sua estreia no Itabuna Folia ao lado do Ilê Ayiê e de Sine Calmon, que se apresentam para milhares de foliões na praça Adami. Já o desfile de abertura da lavagem terá a participação de 10 blocos e afoxés, além dos tradicionais carros pipas que participam da lavagem, evento que abre o Carnaval itabunense.

Segundo Daniel Leão a contratação das grandes atrações da lavagem e do Carnaval, como o Ilê Ayiê, Sine Calmon, Rixô Elétrico, Babado Novo, Chiclete com Banana, Trio da Huana, Rubinho Oz Bambaz, Patchanka, Vitor Kelsh, Papazoni e Ricardo Chaves, só foi possível graças a uma parceria com o governo do Estado. Também artistas e bandas regionais como Lordão e banda Vera Cruz têm participação assegurada no Itabuna Folia 2020, que também gera emprego, renda e fomenta o turismo.

PELO BECO

Ficou definido que para a lavagem do Beco do Fuxico, os blocos e afoxés vão se concentrar na praça Laura da Conceição, a partir das 16 horas desta quinta-feira (6), seguindo no circuito compreendido entre a rua Duque de Caxias, Beco do Fuxico, avenida Cinquentenário e terminando com uma concentração de foliões na praça Adami, com apresentações de Sine Calmon e do Ilê Ayiê.

O desfile será puxado pelo afoxé de pai Gildo, com a participação de baianas com muita água de cheiro abrindo os caminhos dos foliões, ficando a inovação com a inclusão do Rixô Elétrico no desfile, seguido do Hora Extra, dos Casados I…responsáveis, Maria rosa, Charanga da Alegria, Ilê Odara, além de blocos com minitrios Encantarte, Taboca, Planeta Reggae e Dez Casados.

QUEM É QUEM

O microtrio Rixô Elétrico desfila pela primeira vez na lavagem do Beco sob o comando da guitarra baiana de Fred Menendez, resgatando clássicos dos carnavais da Bahia e puxando os foliões pipocas.

Outra grande atração da lavagem do Beco, é o Ilê Aiyê, que se apresenta na praça Adami. Fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, ele é o mais antigo bloco afro-baiano e reúne um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil, resgatando tradições e ritos.

Sine Calmon, uma outra atração da lavagem do beco e um guitarrista baiano, que se tornou conhecido nacionalmente.

 

LAVAGEM DO BECO

Rixô Elétrico

Sine Calmon

Ile Aiyê

Sexta-feira

Sem Censura

Ely Marques

Amor a dois

Buzão da Fuleragem

Constelação da Bahia

Babado Novo

Lordão

Chiclete com Banana

Leo Fera

Trio da Huanna

Jarley e Banda

Banda Cardeais

Sábado

Digo Avalanche

Simone Lessa e banda Mix

Cris Mel

Caxanga

Rogério Leal e Banda

Vera Cruz

Tays Reis (Vingadora)

Rubinho Oz Bambas

Patchanka

Pancadinha

Novo Samba

Caramelo com Banana

Fantasmão

Domingo

Atração infantil

Palhaço Linguiça

Tropa da Bregadeira

Kinho Lemos

Vitor kelsh

David Nascimento

Isaak Santana

Papazoni

Boyzinho

Ricardo Chaves

Pancadeixon

Sinho Ferrari

Bonde da Chefia

Para Tudo

Author Description

Walmir Rosário

No comments yet.

Join the Conversation