Inema recebe pacote de obras

O estádio "O Britão" foi totalmente reformado

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, inaugurou, domingo (26), no distrito de Inema, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Cidade (28 de junho), um pacote de obras, que contemplou o calçamento de ruas, a reforma do estádio e a implantação da sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). No final das solenidades de inaugurações, Newton Lima surpreendeu a comunidade e anunciou a conclusão da pavimentação a paralelepípedos da avenida Getúlio Vargas, no trecho da entrada do distrito, cuja obra será iniciada no dia 11 de julho próximo.

As crianças de Inema contam a a sede do Peti

Acompanhado do vice-prefeito Mário Alexandre, secretários municipais e dos vereadores Valmir Freitas, Tarcísio Paixão e do presidente da Câmara, Dinho Gás, o prefeito Newton Lima ressaltou que todos os compromissos assumidos com Inema estão sendo cumpridos. “A população de Inema pode aguardar que vamos continuar trabalhando, buscando recursos e realizando as obras que a comunidade vem reivindicando através do vereador Valmir Freitas, um defensor incansável de Inema”, disse.

Newton Lima esclareceu que as dificuldades enfrentadas por Ilhéus também estão presentes na maioria dos municípios, mas que o governo não se abateu e foi em busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal. Confirmando a tese do prefeito, o vice Mário Alexandre lembrou que as dificuldades existem, mas com inteligência e criatividade as obras estão sendo realizadas. “Com certeza, o próximo prefeito vai encontrar um município bem mais fácil de administrar”, reconheceu.

O vereador Valmir Freitas disse que seu mandato é trilhado nas coisas do presente para a construção de um futuro melhor para Inema. Ele admite que as reivindicações que têm feito junto ao Executivo são transformadas em benefício para a comunidade e que Inema hoje é um modelo de administração entre os distritos de Ilhéus. “Esse é o governo que mais trabalhou nesses últimos 20 anos e muito ainda há o que fazermos para o desenvolvimento de nosso distrito”, argumentou.

Presente às solenidades, o vereador Tarcísio Paixão elogiou o trabalho do seu colega Valmir na Câmara, e testemunhou os investimentos feitos pelo governo Newton Lima em todo o município. Nesta mesma linha, o presidente do Legislativo ilheense, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), ressaltou a seriedade e o compromisso da administração municipal e que as inaugurações realizadas em Inema eram provas inequívocas do trabalho que vinha sendo feito.

Estádio “O Britão” – Segundo o vereador Valmir Freitas, o estádio “O Britão” foi totalmente reformado, recebendo pintura geral, construção de arquibancada e bancos de reservas para dois times e arbitragem, melhorias no vestiário, dentre outros serviços. Newton Lima deu “o ponta pé” inicial da partida entre as equipes de Veteranos e Pimenteira, que abriu o torneio comemorativo. Ao final do certame, sagrou-se campeã a equipe do São Matheus, com Inema conquistando o vice-campeonato.

Questionado pelos atletas sobre a construção de uma quadra poliesportiva, o prefeito Newton Lima garantiu à comunidade que ainda no mês de julho a empresa vencedora da licitação vai se instalar em Inema para iniciar a obra. “Foram feitas algumas correções no projeto inicial das quadras poliesportivas e os recursos já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal. Portanto, dentro de alguns meses, a juventude de Inema poderá desfrutar desse importante equipamento esportivo”, garantiu o prefeito.

Reivindicadas ao prefeito Newton Lima pelo vereador Valmir Freitas, as obras contemplaram três mil metros quadrados de reforma de calçamento a paralelepípedos nas ruas Sete de Setembro, 15 de novembro, avenida Getúlio Vargas. Também foi entregue, na oportunidade, calçamento da rua do Cemitério, no bairro Saracura. Na inauguração, o prefeito e o vereador Valmir receberam o agradecimento da população, inclusive da moradora conhecida como “Galega”, que disse não acreditar na realização da obra, quando anunciada. “Agora vi um prefeito chegar aqui, prometer fazer a obra e cumprir”, disse a moradora da rua do Cemitério.

Reciclagem de lixo – Também foi entregue à comunidade o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que vinha funcionando em caráter experimental desde dezembro do ano passado. Com a implantação do serviço, todo o lixo passou a ser reciclado e a coleta realizada diariamente (antes, a coleta era feita a cada dois dias). O serviço é operado por duas pessoas e o resultado da venda dos materiais sólidos é comercializado e os recursos destinados à aquisição de equipamentos de limpeza.

Segundo o responsável pela implantação do serviço, Marcos Lucatto, atualmente, são reciclados seis metros cúbicos de lixo, o equivalente a uma tonelada diária, sendo 60% vidros e plásticos, 30% de papel, 5% de metais e 5% de material orgânico. O mesmo sistema de coleta e reciclagem será implantado no distrito de Banco Central, de forma idêntica, bem como nos distritos que margeiam o rio Almada, estes acompanhando as características locais.

Peti – Ainda na tarde de domingo (26) o prefeito Newton Lima entregou uma sede para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) no distrito de Inema. O programa conta com dois educadores que irão atender a 80 crianças (40 pela manhã e 40 pela tarde). Segundo o secretário do Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, o Peti atende a crianças de seis aos 15 anos, em estado de risco e vulnerabilidade social em turnos opostos à escola formal, dentro das novas tipificações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Explica Emenson que a cada criança atendida no Peti será acrescentado R$ 25,00 ao Bolsa Família. Para o secretário, a sede do Programa é um benefício significativo para a comunidade de Inema e sua implantação se deve à preocupação do vereador Valmir Freitas na assistência às crianças carentes do distrito. “Essa é mais uma conquista do Governo Newton Lima na área social. Os resultados desse trabalho estão cada vez mais presentes em todo o município, o que demonstra o compromisso do nosso prefeito com Ilhéus”, disse.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation