HOMENAGENS MARCARAM AS COMEMORAÇÕES DOS 109 ANOS DE ITABUNA

Alencar Pereira da Silveira, o Caboclo Alencar

Itabuna viveu momentos especiais nos últimos dias durante as comemorações dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. As noites de sábado e domingo, dias 27 e 28, foram marcadas por muita emoção e reconhecimento com a outorga da Comenda Firmino Alves e da Medalha de Honra ao Mérito. Autoridades políticas, do judiciário, médicos, empresários, servidores do município, entre outros convidados, participaram das solenidades que marcaram o aniversário da cidade.

Uma performance especial da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Ballet do Teatro Castro Alves numa apresentação conjunta, no sábado (27), encantou o público presente no Teatro Municipal de Itabuna Candinha Dória. Eles usaram da criatividade e de muita inteligência para contar a história do Soldado Igor Stravinsky. Já no domingo (28), o Ballet Tchu e Cia deixou a plateia concentrada numa perfeita apresentação.

Mas o ponto alto da programação foi à outorga da Medalha de Honra ao Mérito e da Comenda Firmino Alves, dias 27 e 28, respectivamente, concedidas a pessoas e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Itabuna. Vale ressaltar que no domingo (28), ainda aconteceu a Missa Solene celebrada na Catedral de São José pelo padre Gilvan de Oliveira, na presença de fiéis e servidores da Prefeitura de Itabuna.

Para o prefeito Fernando Gomes, as comemorações do aniversário de Itabuna foram um sucesso, dignas deste momento tão importante. “Foi dado início a uma nova era da Cultura no Sul da Bahia, e nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio do Governo do Estado da Bahia. Não canso de falar que o governador Rui Costa é um gestor que tem o meu respeito, o único que tem feito tudo por nossa cidade, independente de partido”, ressaltou Fernando Gomes.

O artista plástico Renart Sousa foi agraciado

E lembrou ainda do seu compromisso em finalizar as obras do Teatro, que foram iniciadas há cerca de 12 anos. “Há décadas autorizei a demolição do Antigo Teatro ABC porque estava sendo utilizado para fins contrários à cultura, e eu tinha um compromisso com Itabuna e com a saudosa Candinha Dória, pioneira da arte em nossa cidade. E graças à sensibilidade do governador Rui Costa, nesta minha gestão conseguir cumprir esta minha missão”.

Durante visita a cidade o governador também fez questão de ressaltar que tudo na vida acontece pela determinação, pela vontade, e o teatro é uma realidade, construído com recursos do Governo da Bahia e a convicção e determinação do prefeito Fernando Gomes.

HOMENAGENS

Sobre a Comenda Firmino Alves, maior honraria do município que possui o nome do fundador de Itabuna – Firmino Alves –, foi instituída na gestão do prefeito Fernando Gomes, conforme a lei de nº1.974, de 24 de outubro de 2005. Ela foi concedida a Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana; ao comerciante Alencar Pereira da Silveira, o popular Caboclo Alencar, do ABC da Noite, considerado um patrimônio Histórico e Cultural de Itabuna; ao engenheiro Civil Jorge Ribeiro Carrilho; o ex-prefeito José Oduque Teixeira; a professora Maria Rita de Almeida Fontes (Tia Rita – in memorian); o artista plástico Renato Afonso M. de Souza (Renart); a maestrina Zélia Lessa; o Desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia; o Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Já a Medalha de Honra ao Mérito foi concedida a mais de 40 pessoas que também deram e continuam dando importante contribuição cultural, política e econômica para o município de Itabuna, entre eles, Secretários Municipais, políticos, médicos, entre outros profissionais. Para a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, que fez uso da palavra em nome dos homenageados, o teatro está pronto, “no entanto, é agora começará o trabalho da gestão deste equipamento, e nós do Governo da Bahia, através da Secult, estamos à disposição para contribuir para que este seja de fato um espaço de cultura, sustentável e importante para toda região”.

Author Description

Walmir Rosário

No comments yet.

Join the Conversation