Funcionários da Santa Casa inovam com a 8ª Sipat

Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estão a todo vapor na coordenação de uma série de ações que antecedem a 8ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) que ocorrerá no período de 8 a 12 de novembro. O presidente da Cipa, o analista de sistemas Sandro Ribeiro, informa que este ano a Comissão decidiu realizar uma Sipat Alternativa. “Todos os anos as atividades ocorrem em ambientes fechados com a realização de palestras, mas este ano pretendemos fazer um pouco diferente, concentrando as atividades também no local de trabalho dos funcionários”.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho consiste na realização de ações voltadas para a conscientização da importância de reduzir, se não eliminar, os acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho. Já a Cipa é formada por verdadeiros vigilantes voluntários que atuam de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras de trabalho, neste caso, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

A programação da 8ª Sipat deste ano contará com dois momentos: nos dois primeiros dias haverá palestras no auditório, “e num segundo momento iremos ao encontro dos funcionários no seu ambiente de trabalho, onde serão realizadas apresentações musicais, teatrais, entre outras atividades voltadas para a promoção da saúde do trabalhador”, informou Sandro Ribeiro.

MOBILIZAÇÃO

Para a realização da 8ª Sipat, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes realizou o projeto “Mostre o seu talento” que consistiu na realização de atividades itinerantes. “Convidando os próprios funcionários a apresentarem seus talentos durante a Sipat, seja na área musical ou teatral. Nossa intenção é colocar em prática a idéia de ir até os postos de trabalho promovendo apresentações teatrais e musicais voltadas para a prevenção de acidentes e promoção da saúde”, explicou o presidente da Cipa.

Também foram realizados dois concursos com a participação dos funcionários da Santa Casa. O primeiro para a escolha do Mascote da Cipa da SCMI,  e o segundo para a escolha da Frase. Os vencedores, Wanderlan Filho, idealizador da arte do Mascote, e Anderson Moreira, autor da frase “Prevenção e consciência, os elos mais fortes na corrente da segurança”, receberão no próximo dia 9, um aparelho de DVD, cada um, como prêmio pela participação e destaque no concurso.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Renan Moreira, destaca a importância da integração de todos os funcionários na realização da 8ª Sipat, isto porque os resultados serão convertidos em benefícios não só para a instituição, mas também para os próprios trabalhadores.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation