FORMATURA DE MAIS UMA TURMA DO PROERD EM CANAVIEIRAS

http://ciadanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/07/proerd1.jpghttp://ciadanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/07/proerd1.jpghttp://ciadanoticia.com.br/wp-content/uploads/2019/07/proerd1.jpgFORMATURA DE MAIS UMA TURMA DO PROERD EM CANAVIEIRAS

Objetivo do programa é orientar e prevenir crianças e adolescentes quanto às consequências das drogas

No último dia 28 de junho o colégio 15 de outubro sediou  a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência a Drogas e a Violência- PROERD, em Canavieiras.

O programa, que é voltado para alunos do 5º ano do ensino fundamental, formou esse ano 100 alunos da Escola Noécia Vidal Cavalcante e 35 da Escola Comunitária São Boa Ventura, que desde o dia 15 de março estavam tendo aulas com o instrutor e soldado da PM, Elias Ferreira dos Santos.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Esta é a segunda edição do referido programa no município, que é realizado através de uma parceria da septuagésima primeira 71ª – Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) , Secretaria Municipal de Educação, e que dá continuidade a uma série de trabalhos preventivos  a fim de melhorar cada vez mais a segurança do cidadão canavieirense.

A cerimônia de encerramento de mais uma turma do PROERD foi presidida pelo Major Cláudio Luiz Andrade Iglesia, Comandante da 71ª CIPM e contou com a presença do secretário de educação, Vitor Fábio, das professoras Liana Carvalho e Maria de Fátima Machados, representando  as escolas Noécia e  Escola Comunitária São Boa Ventura, além diretores, Guarda Civil Municipal de Una e Secretária de Educação de Una, Soelma Silva, cidade que já  sinalizou  interesse em implantar também o PROERD em suas escolas.

 

Sobre o Proerd

O PROERD é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula.

 

Em Canavieiras o programa tem como instrutor o soldado Elias Ferreira dos Santos, da 71ª CIPM, que durante a formação aborda com os alunos temas que vão desde informações sobre  drogas para tomada  de  decisão responsável, riscos e  consequências,  pressão  dos  colegas,  lidando  com situações de  tensão, bases da  comunicação,  comunicação  não  verbal e escuta  enfática,  bullying,  ajudando os outros  e  obtendo  ajuda.

No estado da Bahia o Proerd é desenvolvido pela polícia militar há quase duas décadas, sendo o maior programa do Brasil com mais de 100 mil instrutores que trabalham anualmente com 700 mil crianças. O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de cinquenta e seis países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation