Festival de Defumados em Aritaguá

A comunidade de Aritaguá, situada a seis quilômetros da zona urbana de Ilhéus, quer se tornar conhecida como o lugar onde se produz a melhor carne defumada do sul da Bahia. O primeiro grande passo para divulgar o produto será dado neste domingo (18), quando acontece o Festival de Defumados de Aritaguá, reunindo participantes de um grupo produtivo local.

O grupo envolvido com a produção de defumados participou de um curso de manipulação de alimentos do Projeto Transformar, promovido em 2010, pela empresa Bahia Mineração (Bamin), em parceria com o Instituto Aliança. Os participantes também receberam como doação os equipamentos utilizados no preparo das carnes, peixes e aves defumados e agora o objetivo é tornar as iguarias conhecidas em toda a região.

Para incrementar o festival, será realizada ainda no dia 18 a tradicional Cavalgada de Aritaguá. A previsão é de que mais de cem cavaleiros e amazonas saiam por volta de 10 horas, do bairro Iguape, em direção ao festival, que começa no mesmo horário, na praça da comunidade.

O evento terá uma estrutura com barracas padronizadas, onde serão vendidos pratos como churrasquinho e até uma feijoada de defumados. Além da parte gastronômica, o festival terá atrações musicais, com a presença de Benner Show e Márcio Santos, artistas de Ilhéus.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation