FAMÍLIA ROCHA PROMOVE ENCONTRO EM CAMACAN

Membros da família Rocha elogiam a iniciativa do primeiro encontro e já planejam o próximo, a ser realizado em janeiro de 2021

A tradicional família Rocha, de Camacan, promoveu nos dias 27 e 28 de julho próximo passado, realizou o primeiro encontro de membros da família, com a participação de mais de 300 membros. O encontro foi realizado na área de lazer do Colégio Municipal Luciano Santana, em Camacan, com a presença de várias gerações (tios, irmãos, filhos, primos até o quarto graus, com suas respectivas família.

Idealizado há mais de 30 anos e, desde o ano passado 11 primos de diversas cidades e regiões criaram uma comissão organizadora e, como muito esforço, dedicação e colaboração de voluntários, conseguiram realizar o velho sonho. Finalmente chegaram os Rocha de Canavieiras, Itabuna, Eunápolis, Buerarema, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Salvador, São Paulo (capital e Barretos) e Patos de Minas.

Segundo Alberto (Fiscal) Rocha, o encontro se transformou numa confraternização sem precedentes, reunindo parentes de várias regiões do Brasil que não se conheciam, o que se comunicavam apenas por redes sociais. “Foi bastante gratificante conhecermos parentes bem próximos e que não tínhamos contatos, mas que a partir de agora estaremos unidos graças ao encontro”, comemorou.

Com o grande sucesso do primeiro encontro, a família Rocha já está se mobilizando para a promoção do segundo encontro entre os familiares, agendado para ser realizado em janeiro de 2021. “Durante o encontro passamos a nos comunicar com outros familiares que não puderam participar, mas que já prometeram estar presentes no segundo encontro”, informa Alberto Rocha.

Na chegada (sábado, dia 27), os membros da família Rocha foram recebidos com um café da manhã, seguido com um almoço (churrasco) regado a refrigerante, sucos, vinhos e cerveja gelada. O período da tarde foi dedicado à confraternização, bem como o domingo (28), que os participantes dedicaram aos encontros e reencontros com os parentes, muitos deles sem contato há muitos anos.

FAMÍLIA ROCHA EM CAMACAN

Historia Otoniel André da Rocha que desde 1930 a Família Rocha foi responsável por grande parte do desenvolvimento de Camacan, contribuindo para a formação da cacauicultura, desde antes da existência da cidade. Segundo Otoniel, a família Rocha marcou presença em diversas áreas da economia e da política, com a finalidade de engrandecer a sociedade.

Otoniel diz que ouvia seus pais contarem que o avô Tiburtino André da Rocha, casado com Maria Soares da Rocha, entre outros da mesma família (Camilo Gomes da Silva casado com Maria Gomes, José André, Milu casado com Carmozina) foram os primeiros a chegarem a região do Córrego Verde. Como desbravadores, caçavam e pescavam para se alimentarem. “No decorrer dos anos veio o meu pai (Joviniano André da Rocha e tio Joaquim Gomes da Silva) e ambos se casaram com as irmãs um do outro”.

As demarcações de terras naquela área foram feitas por Joviniando André da Rocha, que teve o cuidado de beneficiar todos os irmãos: Manoel Paixão da Rocha, Salvador Nonato da Rocha, Heliodorio André da Rocha, José André da Rocha e Joaquim André da Rocha, que ao chegaram, cada qual já tinha sua posse de terra demarcada.

Joaquim Gomes da Silva fez a escolha da gleba dele separada das demais. Aí começa a cabrucar mata e plantar cacau na região do Córregos das Traíras. Nessa época não existia Camacan, foi quando começou o Povoado de Leoventura. “Portanto somos também fundadores de Leoventura e Camacan”, lembra Otoniel.

Na política a família Rocha marca presença com os vereadores Heliodoro (Tio Lió), Elias, Enoque, Nenzão, Valdice; Nel Rocha (vereador e prefeito), sempre contribuindo com o desenvolvimento da região. “Apesar de passarmos por grande dificuldades sempre tivemos o diferencial de sermos muito unidos. Afinal SOMOS TODOS ROCHA”.

Author Description

Walmir Rosário

There are 1 comments. Add yours

  1. 13th agosto 2019 | Sônia says: Responder
    Minha família amada, mesmo do outro lado do oceano (em Portugal), estive acompanhando cada detalhe do encontro e, fui representada pela minha filha e neto... No proximo, com fé em Deus, estarei presente!!! Parabéns aos organizadores!!!

Join the Conversation