Em Ilhéus, guardas são capacitados

Guardas municipais recebem o certificado

Os concluintes de mais um ciclo do Programa de Capacitação à Distância oferecido pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria de Segurança Pública (Senasp), começaram a receber seus certificados, em Ilhéus, na manhã desta sexta-feira (29). O início da entrega dos certificados aconteceu no Telecentro Luzinete Alves Aragon, que funciona em uma das salas anexas ao Ginásio de Esportes Herval Soledade, localizado na avenida Canavieiras. O programa, que disponibiliza 72 cursos on-line e capacita profissionais ligados à área de segurança pública, beneficiou, em Ilhéus, neste segundo ciclo, 97 servidores, entre eles 87 integrantes da Guarda Municipal.

O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito (Setrans), Marcelo Barreto, chama atenção para o fato de que o próximo ciclo, previsto para começar no mês de fevereiro, também deverá beneficiar agentes de trânsito e servidores administrativos da Setrans. Ele informa ainda que as inscrições, que são inteiramente gratuitas e começam no dia 27 de janeiro, poderão ser feitas no site www.senaspcad.ip.tv ou no próprio telecentro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18.

Robson Magalhães, gerente e tutor máster do Telecentro Luzinete Alves Aragon, explica que os cursos dão ênfase para os mais variados aspectos ligados à segurança pública. Entre eles, destacam-se temas como cidadania, polícia comunitária, democracia participativa, mediação de conflitos, violência doméstica, criminalidade e prevenção, técnicas e tecnologias não letais de atuação policial, espanhol básico e resolução de conflitos agrários. “Neste segundo ciclo, boa parte dos servidores deu preferência aos cursos de Direito Humanos e Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial”, ressalta.

Os cursos, que possuem cargas de 40 e 60 horas, são oferecidos no Telecentro de Ilhéus de segunda a sexta-feira, sempre no horário das 8 às 20. Segundo Robson Magalhães, o primeiro ciclo aconteceu no período de 1º de junho a 30 de agosto e o segundo de 1º de setembro a 28 de outubro, beneficiando, ao todo, cerca de 200 servidores. “No Brasil, através dos telecentros existentes nos quatro cantos do país, cerca de 200 mil pessoas já participaram de algum dos cursos do Ministério da Justiça”, acrescenta. O telefone para contato do Telecentro Luzinete Alves Aragon é 3231-1228.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation