DO PÚBLICO AO PRIVADO

DÃO RISADAS, POR ENQUANTO

O radialista Elival Saldanha conseguiu uma proeza que muitos gostariam e não conseguem: reunir, num mesmo evento e numa mesma mesa, praticamente todos os pré-candidatos a prefeito de Ilhéus. Pois é, isso aconteceu durante a Feijoada do Foco Bahia, realizada na terça-feira (28), no Ilhéus Iate Clube, em comemoração aos 477 anos de fundação de Ilhéus.

A imagem feita pelo fotógrafo Clodoaldo Ribeiro demonstra muito bem como os políticos se comportam na intimidade, longe dos comícios e dos eleitores, com cidadania. As risadas e os tapinhas nas costas terão fim assim que comece o período da campanha eleitoral. Aliás, nem precisa esperar tanto tempo, pois nas entrevistas nos veículos de comunicação as rusgas e diferenças já começaram faz tempo.

ACABOU O GÁS”

Para o bom esportista, o jogo tem de começar quando o juiz apita, nem antes nem depois. A não ser os times de segunda, que jogam no chamado “esfria sol” e antes de encerrar o primeiro tempo já estão com a língua de fora. Esse fato acontece atualmente na política de Ilhéus, provocado pelo veterano Jabes Ribeiro, que não soube conter os ânimos e botou o time em campo.

Antes mesmo de iniciar o jogo, o time de Jabes já demonstra cansaço, e os “atletas” não conseguem acompanhar o pique da partida. De tanto expor os “jogadores” ao sol a pino, o time vem se esfacelando, e nem mesmo os reservas querem entrar em campo. A grande maioria já se transferiu para os times adversários e esperam o jogo do returno para dar o troco.

AMOR DE VERÃO” I

Autoproclamado “candidato do governador”, Jabes Ribeiro ainda não conseguiu um afago sequer de Jaques Wagner em Ilhéus. O comentário geral entre os petistas com destaque e livre acesso ao Palácio de Ondina, é que o governador não sinalizou nenhum sinal de mudança na política ilheense, onde o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido dos Trabalhadores estão coesos na administração municipal.

A afinação é grande e o governador tem se mostrado preocupado em atender aos pleitos realizados tanto pelo PSB quanto pelo PT. Duas promessas feitas pelo governador Jaques Wagner durante a campanha estão em vias de cumprimento, a exemplo da segunda ponte entre o centro de Ilhéus ao Pontal, esta ligando o Morro de Pernambuco à Praia do Cristo.

AMOR DE VERÃO” II

O governador Jaques Wagner garantiu ao prefeito Newton Lima que o projeto da ponte já está em fase de licitação. O governador teria dito que pelo menos uma das colunas de sustentação da ponte será fincada ainda no seu governo. A construção da ponte, para quem se lembra, foi feita pelo candidato à reeleição em frente ao estádio Mário Pessoa, após as cobranças do prefeito e do vereador Paulo Carqueija.

A outra promessa também na “ponta-da-agulha” é a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), cujos recursos já se encontram alocados no orçamento do Governo Federal. Todas essas obras foram reivindicadas pelas lideranças do PSB e PT, considerados velhos aliados. Com isso, um político ilheense teria feito a pergunta: “Será que o governador Jaques Wagner abandonaria um casamento duradouro por um simples amor de verão?”.

CONSOLIDAÇÃO

Já está ficando delineada a formação das coligações com vistas às eleições (majoritária e proporcional) municipais do próximo ano em Ilhéus. Cada vez fica mais clara a polarização entre os partidos da base aliada do governo municipal e a oposição, capitaneada por Jabes Ribeiro.

A única diferença visível é quanto aos partidos e as lideranças que buscam seus espaços em ambas as coligações. De um lado, partidos que pretendem dar continuidade aos investimentos que estão sendo realizados em Ilhéus, e que vem recebendo as adesões. De outro, o caminho solitário de retorno a um passado de caráter duvidoso.

TOMOU GOSTO

Em entrevista concedida quinta-feira (30) ao programa Informe Geral, na FM Conquista e apresentado pelo radialista Jarles Soares, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, confessou que hoje se sente bem mais à vontade na política e que sua timidez é coisa do passado. “Sei que na oposição existem pessoas com qualidades e defeitos, os que fazem oposição declarada, os ocultos e os que são contra por necessidade”, pontuou.

Newton Lima declarou que é chegada a hora de se fazer política com critérios, defendendo a ideologia e o programa partidário, dentro do respeito aos adversários. “Não consigo entender que por estar na oposição um político fique contra os interesses de Ilhéus, como tem acontecido frequentemente. É justamente essa parte da política que não consigo conceber, mas, infelizmente, ainda existe. Precisamos fazer política com cidadania e ações institucionais”, relatou o prefeito.

INTERVENÇÃO BRANCA

Cansado de ouvir as reclamações sobre a Secretaria da Saúde de Ilhéus, o prefeito Newton Lima resolveu “pegar pesado” e nomeou uma Comissão Gestora da Saúde. A comissão tem o prazo de um mês para levantar todas as demandas e indicar as soluções para os problemas encontrados. Não é de hoje que os problemas nessa secretaria atormentam o prefeito.

Uma novidade nessa comissão é que, mesmo sendo autônoma, o atual secretário da Saúde, Jorge Arouca, e o futuro secretário, o vereador Paulo Carqueija, poderão acompanhar os trabalhos. Aos amigos mais chegados, o prefeito Newton Lima tem confidenciado que desta vez a secretaria passará por um verdadeiro “pente-fino” e as correções serão feitas de acordo com o relatório apresentado. Doa em quem doer.

HOMENAGEM A ALVIM I

Será lançado às 9 horas de quinta-feira (7), no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Bahia da Ceplac, o livro “Paulo Alvim Mestre e Amigo”. A obra, biografia pessoal e profissional do cientista PhD em fisiologia vegetal, doutor, professor, pesquisador e agrônomo, foi escrita pelo agrônomo Frederico Monteiro Álvares Afonso, autor de várias obras científicas e cujo falecimento há dois anos também causou grande comoção na comunidade científica nacional.

Tanto o biografado, falecido em fevereiro deste ano aos 92 anos, como o autor da obra, dedicaram boa parte de suas vidas ao setor cacaueiro, como ex-servidores públicos federais da Ceplac. A direção considera justa a homenagem ao colaborador, cuja história se confunde com a história da própria instituição Ceplac. “Essa homenagem a um cientista de renome internacional como Alvim, é uma prova de gratidão e reconhecimento por tudo que fez pela ciência agronômica, pela cacauicultura brasileira e pela Ceplac”, disse o coordenador Técnico-científico da Ceplac, Manfed Müller, ao comentar sobre a obra.

HOMENAGEM A ALVIM II

Müller considera que Alvim é digno dessa menção pela grandiosidade de sua trajetória e ser um dos responsáveis pela implantação de departamentos técnicos da Ceplac, em especial, o Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), considerado em todo o mundo como um dos mais avançados centros de estudos agronômicos em regiões tropicais. Paulo Alvim teve uma carreira profissional exemplar o que lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional, através de diversas honrarias por parte de instituições de grande prestígio no meio agrícola.

Sobre o autor, Müller destacou que a história de uma grande carreira é própria de ser narrada por outro também agrônomo, pela sua sensibilidade e intimidade com a história do biografado. O livro publicado pela Editoria 3A, conta com 192 páginas e foi financiado pela Mars Cacau, que se associou ao projeto.

MAIS SEGURANÇA

A Universidade do Estado da Bahia realiza, no próximo domingo (3), as provas do concurso público para admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2011), que oferece 120 vagas, sendo 108 para homens e 12 para mulheres. O cartão de convocação do candidato esteve disponível para retirada presencialmente até esta sexta-feira (1), no Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador.

Os portões dos 10 estabelecimentos onde serão aplicadas as provas serão abertos às 7 horas, fechando impreterivelmente às 8 horas. Os 10.435 candidatos só vão poder deixar os locais do exame três horas após o início. Eles terão até cinco horas para responder a 75 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Português (15), Inglês (15), Ciências Humanas (15), Matemática/Raciocínio Lógico (15) e Noções de Direito (15), além de Redação. Os gabaritos preliminares saem 24 horas após a aplicação das provas.

Com mais oficiais nos quarteis a necessidade de novos comandados é iminente.

WAGNER E FIFA EM ILHÉUS

Nesta quarta-feira (6), Ilhéus recebe a visita do governador Jaques Wagner. O comunicado foi feito pelo Cerimonial do Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (1º) ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Wagner vem prestigiar a Festa do Chocolate, mas a cidade espera que ele traga algumas “carta na manga” e possa anunciar a realização de algumas obras e serviços prometidos…faz tempo.

Antes do governador, nesta terça-feira (5), chega uma missão da Fifa, para inspecionar equipamentos de turismo para apoiar visitantes durante a Copa do Mundo que será realizada em 2014. Ilhéus poderá sediar delegações de países ou até mesmo torcedores dessas seleções. Os hotéis estão na mira dos representantes da Fifa. Na quarta-feira (6), com a presença da imprensa, eles visitarão alguns hotéis ilheenses para aferir capacidade e qualidade.

RALLY TRANSBAHIA

Chegou a Ilhéus na tarde de sexta-feira (1º) a saiu às 6 horas deste sábado (2) direção e competidores do Rally Transbahia, que homenageia a Independência da Bahia. Participam da prova de regularidade carros e motos, que saíram de Salvador no dia 30 de junho e cumpriram o primeiro percurso até Santo Antônio de Jesus. Na sexta-feira (1º), o segundo percurso teve como chegada Ilhéus e na manhã deste sábado os competidos se dirigiram a Porto Seguro, ponto final de chegada da prova, onde serão computados todos os pontos de pilotos e equipes.

PT TEM MEDO DO ARAGUAIA I

O professor Fábio Konder Comparato, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, disse que é preciso ficar claro que a busca dos corpos da Guerrilha do Araguaia é responsabilidade oficial do Estado. Ao participar nesta quinta-feira de audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Comparato disse que o Brasil romperá com a ordem internacional se desrespeitar a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a guerrilha, que considerou dever do governo brasileiro investigar, julgar e punir torturadores.

A Corte classificou o fato como crime contra a humanidade e, em dezembro de 2010, culpou o Brasil pelo desaparecimento de 62 integrantes da guerrilha. A guerrilha foi organizada pelo PCdoB no início dos anos 70 na região do Bico do Papagaio (divisa dos estados de Tocantins, Pará e Maranhão). O Estado foi condenado a devolver os restos mortais às famílias dos desaparecidos.

PT TEM MEDO DO ARAGUAIA II

Segundo Comparato, o Brasil se recusa a cumprir a decisão internacional, pois a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestou pelo não cumprimento da sentença. Como a AGU está submetida à Presidência da República, isso significa que o governo decidiu enfrentar a Corte, o que torna o Brasil, segundo ele, um País fora da lei.

Na opinião do professor, o debate não deve levar em conta o conflito entre a decisão da corte e o julgamento anterior do Supremo Tribunal Federal (STF). A sentença da OEA é contrária a uma decisão do STF de maio de 2010, que considerou anistiados todos os crimes políticos e conexos cometidos durante o governo militar, por agentes do Estado ou por militantes políticos contrários à ditadura.

BOA NOTÍCIA

Nos próximos três anos, a conexão do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) terá de ser cinco vezes mais rápida.

Já em outubro deste ano as empresas devem oferecer velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps). Mas deverá subir gradativamente e pode chegar a 5 Mbps em 2014, ano que o governo estima que todos municípios do Brasil tenham internet.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirma que 70% dos domicílios que não têm acesso à internet vão aderir ao plano, lançado ontem. Hoje, 27% dos lares têm o serviço.

Segundo Bernardo, não haverá injeção de dinheiro público no PNBL. A Eletrobras poderá se aliar à Telebrás para ofertar banda larga no atacado e expandir a rede de fibras óticas, o que reduzirá 30% dos preços cobrados atualmente. Portanto, a proposta de investir R$ 1 bilhão por ano em fibras óticas não foi deixada de lado.

Author Description

admin

No comments yet.

Join the Conversation