DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SÓ SE DÁ DE FORMA INTEGRADA

Almir Melo relata desenvolvimento do turismo em Canavieiras

Almir Melo relata desenvolvimento do turismo em Canavieiras

Ao participar do Fórum Fórum Regional da Pequena Empresa – Compras Governamentais e Turismo com Oportunidades, nesta quarta-feira (27), no auditório da FTC, em Itabuna, o prefeito Almir Melo fez um relato do case Canavieiras e o desenvolvimento do Turismo. Além do prefeito de Canavieiras, também falaram sobre turismo a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, e a secretária do Turismo de Una, Thais Gavazza, e a advogada Ana Carine, que abordou o tema “Compras Governamentais”.

O evento foi uma promoção da Associação dos Micro e Pequenos Empresários da Bahia (Ampesba), em parceria com a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais, e com o apoio da Cia Junior (Uesc), ADM Técnicos Junior (FTC), Consulte Junior (Unime) e Sebrae. Segundo o presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, o fórum foi um local privilegiado para o debate de um novo modelo econômico regional.

No entender do prefeito Almir Melo, o turismo é um negócio global, mas depende, sobretudo, de características locais para o seu desenvolvimento, por ser um segmento que depende de outras atividades econômicas interligadas para obter pleno êxito. “Todos esses aspectos devem ser observados, tanto pela iniciativa privada quanto pelo poder público”, ressalta.

Canavieiras apresenta diversidades de belezas

Almir Melo lembrou que uma das primeiras ações empreendidas por ele para o desenvolvimento do turismo em Canavieiras foi criar uma ligação afetiva entre a cidade e os visitantes, com o slogan “Canavieiras, para todos; Canes, para os íntimos”. “Mas isso só não bastava e começamos a trabalhar junto ao segmento hoteleiro, bares e restaurantes, além de fazer a nossa parte de manter a cidade organizada para receber os turistas”, explicou.

Calendário de eventos – O prefeito também ressaltou que, por ser um negócio que envolver diversos segmentos, só a implantação de infraestrutura não basta e é preciso capacitar mão de obra, atrair investimentos públicos e privados e, sobretudo mostrar as riquezas culturais. “Para dar certo, é preciso promover a interação entre pessoas de culturas e raças distintas, mostrando essas diferenças”, alertou.

Outra ação importante para o desenvolvimento do turismo é criar eventos que tenham como lastro as especificidades e especialidade de cada povo. No caso de Canavieiras, que era distinguida pela qualidade da gastronomia, em particular, do caranguejo, foi implantado Festival Nacional do Caranguejo de Canavieiras, que se consolidou como um evento capaz de atrair turistas de todas as regiões.

Segundo Almir Melo, o poder público tem que ter a responsabilidade de elaborar um calendário de eventos e realizá-los, para que se crie um hábito rotineiro, tanto para os turistas quanto para os empreendedores. Um exemplo citado por ele foi o resgate do Festival Nacional do Caranguejo, o maior evento da gastronomia de Canavieiras, realizado por quatro dias seguidos, com grandes atrações.

Confiança ao turista – Alertou, Almir Melo, que não adianta simplesmente anunciar sua cidade como turística, se não forem implementadas toda a infraestrutura necessária para que o turista se sinta confiante em sair de casa. “Temos que assegurar o funcionamento dos serviços públicos, a exemplo da segurança, saúde, transportes e sinalização, coleta de lixo, além de garantir o conforto e o divertimento do turista”, revela o prefeito.

De acordo com o prefeito, o turista está em busca de algo que pode ser acrescentado à sua experiência de vida, daí ser primordial ser bem recebido e bem tratado pela população. “Receber bem o turista significa ser bem educado e hospitaleiro, que são atributos determinantes para que eles possam voltar a visitar a cidade, bem como indicar aos seus amigos. E é isso que sempre pregamos em Canavieiras”, concluiu Almir Melo.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation