Comissão define estratégias para realização do Carnaval de Ilhéus

As instituições envolvidas traçaram as estratégias

Com o tema “Carnaval de Ilhéus – Na Terra de Jorge. Amado por nós”, a cidade promove mais uma edição de seu carnaval cultural, entre os próximos dias 5 e 8. A festa é promovida pela Prefeitura de Ilhéus com o apoio da Bahiatursa e da Secretaria Estadual de Turismo. A avenida Soares Lopes será novamente o palco da folia, que começará sempre a partir das 13 horas, com encerramento marcado para a meia-noite. Na manhã desta sexta-feira (25), a comissão responsável pela organização do Carnaval se reuniu no Palácio Paranaguá para definir todas as estratégias ligadas à segurança, trânsito e transporte.

Estiveram presente os secretários Paulo Moreira (Turismo), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), o chefe de gabinete José Nazal Soub, as delegadas Magda Suely Figueiredo (Delegacia de Proteção ao Turista), e Adriana Paternostro (Polícia Civil), representantes das empresas que prestam serviço na área de transporte público urbano, Guarda municipal, da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar e do 5º Grupamento de Bombeiros Militar.

Na opinião do secretário Paulo Moreira, a presença do expressivo contingente de visitantes, principalmente de cidades circunvizinhas, foi um dos fatores que mais pesou na decisão de realizar o Carnaval Cultural de Ilhéus. “A cidade tem um Carnaval que já faz parte da nossa tradição. Todos os anos o município recebe nesta época uma grande quantidade de turistas, que vêm à cidade não só para descansar, como para curtir a folia momesca. Por isso, assim como nas últimas edições, vamos fazer uma festa mais tradicional com desfiles de blocos afro, de sujo e de arrasto, escola de samba, palco para receber bandas de marchinhas com atrações voltadas principalmente para crianças e para a terceira idade, sem esquecer a presença de trios e mini-trios com bandas regionais e artistas consagrados como Viviane Trípoli e Tonho Matéria”, destacou.

Durante os quatro dias, o folião que comparecer à avenida Soares Lopes contará com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizará uma média de 150 policiais por noite. Já o Grupamento de Bombeiros Militar vai atuar com duas patrulhas e cerca 30 pessoas por noite e contará com posto avançado de comando. A Polícia Civil também estará presente no Carnaval, com posto para registro de ocorrências e para custódia de presos, assim como a Delegacia de Proteção ao Turista, cujo trabalho será feito com o apoio de cinco profissionais. A guarda municipal trará para a avenida um ostensivo de 25 homens, em média, a cada noite.

Assim como nas últimas edições, o Carnaval Cultural contará com um importante serviço na área de segurança: sistema de monitoramento eletrônico, com câmeras espalhadas pelo circuito. Outro suporte à segurança é o fechamento e a fiscalização dos acessos de transversais e ruas que dão acesso à avenida Soares Lopes. O secretário Marcelo Barreto também chamou a atenção para a necessidade de sinalização dos locais que servirão como corredores para entrada e saída de pedestres, “o que facilita o fluxo dos foliões e o melhor monitoramento por parte dos órgãos responsáveis pela segurança e trânsito”.

Transporte – Outra medida tomada visando a segurança dos foliões e a otimização da atuação no circuito da folia, apresentada pela PM, foi o encerramento, a partir das 22 horas, de embarque e desembarque dos usuários do transporte público no ponto de ônibus localizado atrás do prédio da Biblioteca Municipal e Arquivo Público, assim como o terminal Urbano. A partir deste horário, o embarque e desembarque de passageiros será feito apenas nos pontos localizados na praça Coronel Pessoa e na Rua Bento Berilo (paredão do Hospital São José).

Infraestrutura – O circuito da folia também estará dotado de sanitários químicos, postos elevados para PM, postos de saúde, barracas para a venda de bebida e comidas típicas da festa, assim como camarotes exclusivos para autoridades, Polícia Militar, imprensa, Câmara de Vereadores e para pessoas portadoras de necessidades especiais, com rampas de acesso e guarda-corpo rebaixado. Os pais que levarem seus filhos ao Carnaval de Ilhéus também contarão com um importante suporte: pulseiras com espaços para colocar informações sobre a criança, seu responsável e número de contato, facilitando o trabalho da equipe do Conselho Tutelar, que também terá estande montado no circuito.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation