COMERCIANTES NEGAM AUMENTO DE PREÇOS EM CANAVIEIRAS

Presidente da Comissão de Cidadania, vereador Professor Vitor Fábio dirigiu a reunião

Ao participar de reunião da Comissão de Cidadania da Câmara Municipal de Canavieiras, nesta sexta-feira (22) representantes dos supermercados e postos de combustíveis negaram que passaram a operar com preços majorados por conta da pandemia. Segundo especificaram, alguns produtos sofreram reajustes no aparecimento do vírus, sem qualquer vinculação com a situação da pandemia do Coronavírus.

Ao abrir o encontro o presidente da Comissão de Cidadania, vereador professor Vitor Fábio, ressaltou que a livre iniciativa é protegida constitucionalmente e que não cabe ao Legislativo Municipal qualquer tipo de sanção. A reunião, segundo ele, foi provocada pelo grande número de denúncias de aumentos de preços praticados pelos supermercados, bem como os postos de combustíveis não reduziram os preços, apesar deles terem diminuírem nas refinarias.

Enviaram representantes ao convite da Câmara os Supermercados Salsa e Coentro, Gabriel e Alana e os postos de combustíveis União e Atalaia, que afirmaram tomar os cuidados protetivos recomendados pelo Ministério da Saúde. Para isso, contrataram mais pessoas para o serviço de limpeza e higienização individual e das mercadorias, para evitar a contaminação.

Reconheceram os representantes de supermercados, que algumas empresas não têm honrado os prazos de entrega de produtos, enquanto outros foram cancelados em função do aumento nos preços. Entre os produtos que foram majorados estão a carne fresca, a carne seca, laticínios, e principalmente produtos de limpeza que utilizam na composição o hipoclorito de cloro (água sanitária).

Apesar da negativa dos representantes do postos de combustíveis, os vereadores questionaram a paridade de preços praticados pelos postos em relação à diminuição do preço cobrado nas refinarias. Para eles, houve uma redução de cerca de 48% nas refinarias, enquanto o varejo não acompanhou um percentual próximo, embora aumentem os preços imediatamente, antes mesmo dos produtos chegarem à bomba.

Ao final do encontro, o presidente da Comissão de Cidadania, vereador Vitor Fábio, sugeriu que os convidados – junto com os vereadores –, possam propor aos executivos municipal e estadual alguns incentivos para compensar a alta dos preços na cesta básica. A proposta tem como finalidade oferecer um maior poder de compra ao consumidor de baixa renda, aumentando a demanda e a consequente arrecadação de tributos.

Em relação ao poder mais próximo – o municipal – a proposta seria reduzir o preço e ou o prazo do pagamento do Alvará de Funcionamento ou do Imposto de Propriedade Territorial Urbano (IPTU). Ao final do encontro, os vereadores criticaram a ausência dos empresários convidados, que poderiam contribuir no debate com a proposição de alternativas para minorar os problemas.

Vereadores e representantes dos supermercados e postos de combustíveis na Comissão de Cidadania da Câmara de Canavieiras

 

Author Description

Walmir Rosário

No comments yet.

Join the Conversation