COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFSB DE CANAVIEIRAS FUNCIONARÁ EM FEVEREIRO

Prefeito Almir Melo e a secretária Emília Cristina recebem o reitor e a diretora

Prefeito Almir Melo e a secretária Emília Cristina recebem o reitor e a diretora

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu, na manhã desta quinta-feira (26), a visita do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho. Também participaram do encontro, a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, e a Diretora do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, Cristiane Belém.

A vinda do Reitor Naomar Almeida a Canavieiras teve como um dos objetivos comunicar ao prefeito Almir Melo as medidas que serão tomadas para a implantação do Colégio Universitário, que funcionará nas dependências do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Informa o Reitor, que em fevereiro do próximo ano, a unidade de ensino entrará em funcionamento.

Na opinião do prefeito Almir Melo, a implantação do Colégio Universitário é uma das propostas mais inovadores e democráticas da educação e que vem somar com seu plano de governo. Para ele, Canavieiras, finalmente, terá à disposição uma grande universidade, com cursos voltados para atender à demanda e o interesse regional.

Almir Melo explicou as dificuldades que os estudantes de Canavieiras encontram para ingressar nos cursos do terceiro grau, sendo obrigados a se deslocar para outras cidades. “Temos oferecido condução de qualidade e gratuito para diminuir as dificuldades vividas pelos acadêmicos, que a partir do próximo ano terão a oportunidade de estudar na sua própria cidade”, comemora o prefeito.

Com uma proposta inovadora e diferenciada, o ingresso na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) se dará nos Institutos de Humanidade, Artes e Ciências (IHAC), exclusivamente através dos cursos de Primeiro Ciclo, oferecidos em duas modalidades: Bacharelados Interdisciplinares (BI), por meio de seleção geral pelo Enem/Sisu e Colégios Universitários, para alunos da rede pública, por intermédio do Enem, em concorrência local.

Explica o Reitor Naomar Almeida, que integrarão à estrutura da Universidade a Rede Cuni, formada por 36 unidades, instaladas nos municípios da região com mais de 20 mil habitantes, entre eles Canavieiras. Neste caso, os concluintes do ensino médio em escolas públicas, selecionados pelo Enem numa razão de três candidatos por vaga, terão a opção de cursar nessas unidades os três quadrimentes de Formação Geral dos Bacharelados Interdisciplinares (BI).

Para os concluintes do BI que desejarem ingressar no Segundo Ciclo, com vistas à formação em carreiras profissionais, serão submetidos a processos seletivos baseados no aproveitamento no Primeiro Ciclo. Os cursos do Segundo Ciclo serão ministrados nos Centros de Formação Profissional e Acadêmica distribuídos nos três campi da UFSB.

A Universidade também oferecerá um programa de Mestrado Profissional – o Terceiro Ciclo – através de cursos próprios ou por convênios firmados com instituições parceiras. Esse programa contempla, ainda, os estágios ou treinamentos em serviços, sob a forma de Residência, redefinida de modo mais amplo.

A UFSB tem sedes em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde funciona a Reitoria. Seu projeto de implantação é gradual, de modo a oferecer, em seis anos, 11 mil vagas anuais e acolher 18 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, o que representa um aumento de mais de mil por cento na disponibilidade de vagas no ensino universitário público.

O modelo de formação em ciclos com arquitetura curricular progressiva é uma das propostas inovadoras da UFSB, e se encontra em plena expansão no Brasil. Outra proposta da universidade é a implantação de tecnologia digital, interligando-a a outras universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais, através de fibra ótica de gigavelocidade.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation