Centro de Estudos tem novo presidente

Marcelo Araújo Antonio Augusto Monteiro

Os médicos Marcelo Araújo e Antonio Augusto Monteiro

A Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes) acaba de eleger nova presidência e diretoria que promete uma revolução na área de promoção e apoio às atividades científicas na instituição. Encerrando a gestão do médico angiologista Marcelo Araújo, o médico ginecologista Antônio Augusto Alves Rossi Monteiro foi eleito, empossado e já está à frente das atividades do Centro.

Uma das propostas iniciais da nova presidência é a integração de novos profissionais ao Centro de Estudos, ampliando a possibilidade de associação não somente para médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, como também para nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais. “Esta abertura passa por uma mudança na estrutura organizacional da Funcepes, iniciada pela própria diretoria eleita, que já contou com a participação de profissionais destas novas áreas”, declarou Antônio Augusto.

Sobre os objetivos desta nova gestão, a Fundação deverá priorizar atenção para a infra-estrutura e logística dos eventos realizados e/ou apoiados, bem como ampliar o público alvo das atividades científicas, alcançando também a comunidade externa. “Pretendemos levar o Centro de Estudos para fora da Santa Casa, com cursos e seminários também voltados para os profissionais da atenção básica e parcerias com as sociedades de especialidades”, relatou o presidente da entidade.

Ainda entre os objetivos da nova gestão da Funcepes, uma maior integração com a residência médica e com os alunos estagiários de faculdades. “Pretendemos também que a Funcepes volte a ser um centro de entretenimento e cultural para os associados, não somente para atividades científicas”, detalhou o presidente da entidade. Outra missão destacada pelo médico Antônio Augusto é busca pelo Título de Utilidade Pública Federal, já que a Santa Casa de Itabuna, em diversos setores, mantém abrangência nacional. “Inclusive recebemos alunos de residência médica de diversos Estados do Brasil”, acrescentou o médico.

Paralelo à fase de reestruturação, uma programação científica já está sendo elaborada para o segundo semestre deste ano. Entre os destaques, está em fase de negociação com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia a vinda de um evento de caráter nacional. “Assim, estamos trabalhando neste momento na reestruturação da Fundação, além da campanha para adesão de novos médicos e na preparação de eventos, nos quais vamos atuar como apoiadores ou como promotores”, finalizou Antônio Augusto.

Convidado por Jaime Nascimento para disputar a eleição para o Centro de Estudos, o médico Antônio Augusto já desenvolve trabalhos na área de pesquisa e ensino, atua como preceptor na Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Manoel Novaes, tendo sido, inclusive, o primeiro coordenador da residência médica naquele hospital. A nova diretoria foi eleita para o biênio 2011-2012, com possibilidade de renovação por mais dois anos.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation