CABOCLO ALENCAR – 80 ANOS DE SABEDORIA

Walmir Rosário*

No dia 2 de fevereiro não se reverencia somente Iemanjá. No Beco do Fuxico, em Itabuna, uma grande festa foi realizada nesta quarta-feira (2), para comemorar os 80 anos de Alencar Pereira da Silveira, ou simplesmente Caboclo Alencar (Cabôco, como a maioria o chama).

Ao invés das tradicionais batidas, responsáveis pela longa, tradicional e fidelíssima freguesia do ABC da Noite, Alencar serviu vinho, o “elixir dos deuses” e bebida favorita de personagens históricos. Nada mais apropriado para a data magna.

Apesar da falta da batida, não faltou a experiência, irreverência e sabedoria popular (e erudita, sim, isso mesmo) dos pensamentos e respostas afiadas, sempre na ponta da língua do Caboclo.

Caboclo Alencar e o amigo Nilton Galvão, na comemoração dos seus 80 anos

A inovação da festa ficou por conta dos salgadinhos – providenciados pela professora Neusa – “santa esposa” de Alencar, servidos faustamente com o vinho aos amigos que foram cumprimentar o aniversariante.

Uma comitiva da Confraria do Alto Beco do Fuxico desceu a ladeira para prestar os cumprimentos festivos de praxe, alguns pela segunda vez, já que passaram na subida.

Uma festa pra homem nenhum (e mulher também) botar defeito!

*Radialista, jornalista e advogado

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation