BNB APRESENTA RESULTADOS A CLIENTES DE CANAVIEIRAS

O gerente Leonel Muniz apresenta os resultados

A agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) com os clientes de Canavieiras para apresentar novos produtos e “prestar contas” de suas atividades no município durante o ano de 2019. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria da Educação de Canavieiras e contou com a participação do técnico do Senar, Gilson Liberato.

De acordo com o gerente da agência do BNB em Camacan, Leonel Muniz de Oliveira, o banco tem uma tradição de 65 anos na execução das políticas públicas formuladas pelo governo federal para o Nordeste. A agência de Camacan atua em oito municípios e em Canavieiras mantêm negócios da ordem de R$ 40 milhões em investimentos e custeio nas áreas produtivas, especialmente na agropecuária.

Ressalta, Leonel Muniz, que o BNB trabalha com um diferencial importante para o setor produtivo, que são juros diferenciados em torno de 5% ano, a depender do programa, bem como prazos de pagamento com até 12, com quatro de carência. Na agropecuária canavieirense o BNB atua oferecendo crédito à agricultura familiar, Pronaf microcrédito em várias atividades, a médios e grandes produtores, financiando a carcinicultura (criatório de camarões em cativeiro), bovinocultura de leite e corte e de demais atividades agrícolas.

Cacauicultura – Uma boa notícia levada por Leonel Muniz aos cacauicultores é a continuidade das negociações dos financiamentos da cacauicultura, com base na Lei nº 13.340, de 28 de setembro de 2016. Pelo instrumento legal, é possível negociar com os cacauicultores o refinanciamento ou liquidação dos contratos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), realizados até 31 de dezembro de 2011, com até 85% de desconto.

Segundo Leonel, com a renegociação dos contratos na área da cacauicultura novos recursos poderão ser investidos na atividade, sempre com vantagens de prazo longo e juros reduzidos. “A direção do BNB tem se empenhado para oferecer ao setor produtivo do Nordeste recursos para atender aos produtores da agropecuária, do comércio e da indústria, com a finalidade de promover o desenvolvimento regional”, diz o gerente.

O gerente do BNB destaca a situação privilegiada de Canavieiras, especialmente para a agropecuária, por possuir solos ricos e férteis além de boa precipitação pluviométrica bem distribuída durante o ano. “Nosso objetivo é proporcionar aos produtores recursos a baixo custo para que tenham condições de ampliar sua produção e produtividade, tornando sua atividade bem competitiva”, ressaltou.

Gilson Liberato ressalta a formação de parcerias

Senar – Presente ao encontro, o assessor regional do Sistema Faeb/Senar, Gilson Liberato, destacou a parceria do Banco do Nordeste com os sindicatos rurais e sua instituição como um trabalho de duas vias. “Enquanto trabalhamos para capacitar produtores e técnicos, o BNB proporciona os recursos necessários para a aplicação das novas tecnologias”, explicou.

O assessor do Senar disse, ainda, que programas de capacitação realizados pelo Sistema Faeb/Senar são responsáveis por uma mudança de mentalidade no campo com a introdução de novas técnicas de administração. “Hoje, o campo conta com os recursos do BNB, material genético de alta qualidade na agricultura e pecuária, que fazem a diferença por meio das técnicas de gestão, como no ProSenar Cacau”, finalizou Gilson Liberato.

Author Description

Walmir Rosário

No comments yet.

Join the Conversation