Bataclan vive grande noite com o lançamento do Festival Amar Amado

O prefeito Newton Lima dá o pontapé inicial do lançamento

O pontapé inicial para as comemorações dos 100 anos de Jorge Amado foi dado na última quinta-feira (3) durante o lançamento do Festival “Amar Amado”, ponto alto das atividades do aniversário do escritor. O evento, realizado no Espaço Cultural Bataclan, reuniu autoridades, jornalistas, empresários, patrocinadores, artistas e demais convidados, além de familiares do escritor. A promoção do evento, que promete ser um dos mais concorridos dos últimos anos, é da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural, em parceria com a Maná Produções. Caso estivesse vivo, Jorge Amado estaria completando 100 anos no dia 10 de agosto deste ano.

O prefeito Newton Lima abriu a apresentação do Festival afirmando ser uma honra para o município sediar a comemoração pelos 100 anos no Bataclan, onde tantas lembranças históricas foram imortalizadas na obra do escritor. “Seu legado está presente em cada esquina, em cada casarão, em cada sorriso”. Representando o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, o chefe de Gabinete João Carlos Oliveira parabenizou a organização do evento pela iniciativa e lembrou a importância das obras do escritor para o mundo. “Poucos conseguiram interpretar a civilização do cacau e vender a cultura e a beleza da Bahia como Jorge Amado”, ressaltou.

Na opinião da vereadora Carmelita Ângela, que representou o Legislativo municipal, cada ilheense está se sentindo ainda mais ilheense com a comemoração. “Jorge Amado vive em nossos corações e em nosso imaginário”. A representante da empresa SKY, uma das patrocinadoras do evento, Patrícia Bevenuto, agradeceu a Prefeitura e a Maná Produções pelo convite. “Esperamos contribuir para que este legado seja transmitido para as próximas gerações”. Em seu pronunciamento, Jorge Amado Neto fez questão de ler um texto escrito por seu avô, homenageando Ilhéus e ressaltou a imortalidade de sua obra.  “Esta programação diz respeito a cem anos de vida, pois seus personagens continuam vivos e a cada novo leitor, sua obra se renova”.

Ao presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, e ao diretor-comercial da Maná Produções, André Guimarães, couberam a apresentação do projeto Festival Amar Amado, que será realizado entre os dias 4 a 12 de agosto deste ano. André Guimarães lembrou, entretanto, que o centenário do escritor já está fazendo parte da programação de diversos eventos como o Salão do Turismo da Bahia (entre os dias 17 e 19 deste mês, em Salvador), o Festival do Chocolate (entre os dias 28 de junho e 2 de julho de Ilhéus) e o Salão Internacional do Chocolate, que será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 4 e 6 de julho, em Salvador. “Desta forma estamos fortalecendo a importância das comemorações e ampliando sua divulgação em diversos setores”, destacou.

A programação dos 100 anos do escritor, explicou André Guimarães, iniciada com o projeto 99+1, conta também com o lançamento do selo do centenário, cuja apresentação foi feita por João Jorge Amado Neto. “As cores da bandeira de Ilhéus, do seu extenso litoral e do cacau servirão como base para a construção do selo”, explicou. Já o Festival Amar Amado terá em sua programação uma diversificada lista de eventos, que para Maurício Corso, englobarão teatro, cinema, música, dança, gastronomia e literatura, “promovendo a cultura amadiana em todas as esferas e comemorando-a neste cenário vivo”.

Seminários, ciclos de palestras e festivais, além das apresentações artísticas com grandes nomes da dramaturgia e da música brasileira também estão inclusos no evento. Ao todo, a organização espera atrair, em nove dias de evento, mais de 500 mil pessoas à região e milhares de visitantes do Brasil e do mundo. Eventos como o ‘Cabaré Literário’ e o festival gastronômico, que já têm a participação confirmada de 11 restaurantes ilheenses, completam a programação.

Jornalistas e radialistas de várias partes do estado estavam presentes, além de profissionais da imprensa especializada da Espanha, Portugal, entre outros países. Diversas autoridades também marcaram presença, entre elas os secretários municipais Ednei Mendonça (Governo e Assuntos Estratégicos), Mozart Aragão (Administração), Paulo Moreira (Turismo), a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro; o representante da Secretaria Estadual de Cultura, Nick Badaró; a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Nadja Argolo, entre outras.

O Festival Amar Amado com conta com patrocínio da Bahia Mineração, SKY, Banco do Nordeste, Desenbahia e TAM Viagens. Toda programação pode ser conferida no site da Maná Produções: www.manaproducoes.com.br

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation