BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA OFERECE CURSO PREPARATÓRIO PARA ENEM

BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA OFERECE CURSO PREPARATÓRIO PARA ENEM

PMs e professores voluntários dão as aulas

De olho no sonho de cursar uma universidade, moradores do Nordeste de Amaralina intensificam os estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas em novembro de 2019. Promovido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro, o curso de pré-vestibular começou no dia 25 de março, com o apoio de policiais militares da base e de professores voluntários.

O curso é oferecido à comunidade desde 2015. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 18 às 21 horas, e um sábado de cada mês. “Temos aqui todas as disciplinas, como linguagens, ciências da natureza e humanas, matemática e redação. O objetivo é dar um aprofundamento maior para que esses alunos consigam chegar com uma melhor capacitação para o Enem. Mais preparados, mais motivados e confiantes”, explica o professor e idealizador do projeto, soldado Rafael Pastor.

O pré-vestibular aumentou as esperanças de Aiala Facchinetti entrar para o curso de nutrição. “Desde que comecei a assistir a essas aulas, eu me sinto mais preparada. Tenho mais convicção de que eu posso fazer isso. Para mim, essa iniciativa representa muito, já que eu não teria como pagar um cursinho particular. Agora é estudar e me dedicar o máximo possível para quem sabe poder realizar esse sonho meu e de minha família”, afirma.

Em 2017, 24 alunos do projeto foram aprovados em instituições de ensino superior, sendo 18 em universidades públicas e seis em particulares, com bolsas de 50 e 100% do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em 2018, 27 conquistaram vagas em instituições de ensino superior, sendo 16 em instituições públicas e 11 em particulares.

A BCS faz parte do conjunto de ações do programa estadual Pacto Pela Vida, que busca diminuir os índices de violência e promover ações sociais dentro das comunidades. Dezoito bases comunitárias de segurança estão instaladas em Salvador e no interior do estado.

Author Description

admin

No comments yet.

Join the Conversation