Bahiagás tem Plano de Contingência para Itabuna

O plano foi apresentado em reunião na Usemi

O Plano de Contingência do gasoduto que está sendo construído pela Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, para ampliar o sistema de distribuição de gás natural em Itabuna, foi apresentado na quinta-feira (1º) durante palestra promovida pela empresa, na sede da União dos Servidores Públicos Municipais (Usemi). O objetivo do encontro foi esclarecer para representantes de órgãos ligados à área da defesa civil, sobre as ações da Bahiagás na prevenção de acidentes, na operacionalização do gasoduto e a respeito das rígidas normas adotadas pela Companhia para garantir segurança à população.

Participaram representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Itabuna, Polícia Civil, Polícia Militar, Samu 192, Câmara de Dirigentes Logistas, Associação Comercial de Itabuna e colaboradores da Companhia.

Durante a apresentação, feita pelo engenheiro químico Sávio Souza, da AMB SEG Engenharia, foram demonstradas as normas de segurança adotadas pela Bahiagás e as ações desenvolvidas em caso de acidentes, envolvendo levantamento e categorização de riscos, procedimentos técnicos e administrativos, alocação de recursos para situações de emergência, diálogo com a comunidade e sistema de comunicação e atualização de informações.

De acordo com o engenheiro este contato com a comunidade é imprescindível para garantir uma boa conduta em caso de acidente. “As comunidades onde o gasoduto é operado devem ter conhecimento e capacidade de articulação. Além da utilização de tecnologias avançadas é preciso interagir com a comunidade na gestão de riscos, permitindo um comprometimento que garanta ações eficazes em caso de acidentes”, explica Sávio Souza.

O engenheiro químico Hildebrando Filho, da Assessoria de Implantação de Infra-Estrutura da Bahiagás, no Sul da Bahia, afirma que o trabalho de prevenção na empresa é permanente, mas ressalta que é preciso envolver os órgãos ligados à segurança nos procedimentos adotados em situações de risco.

AÇÕES INTEGRADAS

O major Cláudio Muniz, coordenador operacional do Corpo de Bombeiros em Itabuna, acrescenta que é fundamental conhecer os planos adotados em situação de emergência para repassar aos soldados. “É uma situação em que o Corpo de Bombeiros deve estar preparado para atuar”, destaca. O comandante da Guarda Municipal de Itabuna, capitão Wilson, reitera que conhecendo os riscos e as ações que devem ser adotadas, todos estarão aptos a integrar as equipes e a garantir a segurança da população diante de uma emergência. Para o secretário municipal de Indústria e Comércio do Município, Carlos Leahy, o relacionamento com a comunidade, demonstra o compromisso da Bahiagás não apenas em ampliar o acesso ao gás natural, que vai garantir a atração de novos empreendimentos para o município, como também com a questão de segurança.

A Bahiagás mantém também o telefone de emergência 0800 284-1111 à disposição da população.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation