Bahiagás inaugura ETC em Itabuna

A inauguração muda o mapa de desenvolvimento do Sul da Bahia (foto – Antônio Saturnino/arquivo Bahiagás)

A inauguração da primeira Estação de Transferência de Custódia (ETC) de gás natural do interior do estado marca o inicio do Programa de Interiorização do Gás Natural Canalizado da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás. Aliada a projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste, a ETC, que vai ser inaugurada no dia 28/07, em Itabuna, faz parte do esforço para mudar o mapa do desenvolvimento baiano, favorecendo a migração da indústria para o interior, ao garantir este insumo competitivo.

A Estação é a primeira ligada ao Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), que foi concluído pela Petrobras em março de 2010. A inauguração marca o início do fornecimento de gás canalizado através da rede Bahiagás. Com a ETC, a Companhia vai passar a atender a região sul do estado com capacidade de fornecimento de 500 mil m³/dia de gás natural. Esta primeira etapa atende ao Centro Industrial de Itabuna.

Além do gás natural veicular (GNV), que atualmente chega à cidade por meio de carretas-feixe, com a ETC vai ser possível fornecer GN via gasoduto para grandes fábricas como a Nestlé, Trifil, Delfi Cacau, para a indústria cacaueira e outros postos de combustíveis. No final do ano, será inaugurado o primeiro empreendimento residencial no interior do estado a consumir gás natural residencial, dentro do Programa de Gás Social da empresa. Na primeira fase, o fornecimento será para 228 apartamentos. No final de 2012, mais 232 unidades serão entregues.

Dentro do projeto do governo estadual, a Bahiagás vai investir, até 2013 cerca de R$ 100 milhões no Sul e Extremo Sul da Bahia, na construção de centrais de distribuição e de dutos que levarão o gás natural a empresas, residências, comércio e postos de combustíveis da região. “Isso representa uma grande parte dos investimentos da empresa no período e dá a dimensão do nosso envolvimento com o desenvolvimento da região”, frisa o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation