Bahia Pesca capacita pescadores

Capacitação vai ajudar pescadores na nova tarefa

A Bahia Pesca está capacitando cerca de 50 pescadores das cooperativas de Camaçari e Itacaré para atuarem em barcos de pesca oceânica. As aulas teóricas para trabalhar nas embarcações estão sendo ministradas por técnicos da empresa até o dia 28 de julho, no Centro de Treinamento Padre Barturen, em Camaçari. Já as aulas práticas, que vão durar duas semanas para cada turma, acontecerão em agosto.

“Nos cursos, os pescadores aprendem disciplinas como introdução ao ambiente marinho, equipamentos de pesca oceânica, peixes pelágicos e sua distribuição, dinâmica do ambiente marinho e confecção de espinhel para pesca oceânica”, explica o subgerente de maricultura da empresa, José Luiz Sanches Junior.

Os quatro barcos que serão utilizados pelos pescadores serão entregues pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Seagri) e são frutos de contrato entre as cooperativas de Camaçari e Itacaré, Ministério da Pesca, BNB e governo do Estado. As embarcações estão sendo construídas pelo Estaleiro Phoenix, de Alagoas.

De acordo com o subgerente de pesca da empresa, Roberto Pantaleão, os barcos operam no sistema long line com 100 quilômetros de linha principal, têm 21 metros de comprimento, 60 toneladas de arqueação bruta, capacidade para 20 mil litros de óleo e cinco mil litros de água, desalinizador, túnel de congelamento e duas câmaras frigoríficas com capacidade para 40 toneladas de pescados. Podem pescar atuns, mecas, dourados, tubarões, cavalas e permanecer até 20 dias em alto mar.

“O curso está superando nossas expectativas. Pensamos que seria algo mais simples, mas é bastante completo, com informações valiosas. A pesca oceânica está mudando a qualidade de vida do pescador. Mas é necessário estar muito capacitado para passar 30 dias em alto mar”, disse o presidente da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré, Agnaldo Grem.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation