Audiências públicas do Porto Sul – Agora é pra valer

O Governo da Bahia promove, de 28 de maio a 2 de junho, seis audiências públicas para a apresentação do processo de licenciamento ambiental do Porto Sul, em seis cidades da Região Cacaueira que estão na área de influência do empreendimento. Com isso, serão sete as audiências públicas do Porto Sul, já que a primeira, em outubro de 2011, no Centro de Convenções de Ilhéus, reuniu cerca de 3.700 pessoas, sendo considerada pelo Ibama uma das maiores audiências realizadas pelo órgão em todo o Brasil.

As novas audiências, organizadas a partir de um entendimento entre o Governo da Bahia, responsável pela implantação do Porto Sul, e o Ibama serão realizadas nas cidades de Uruçuca (28 de maio, no Estádio Antônio Ferreira), Itacaré (29 de maio, no Clube Municipal Pirajá), Itabuna (30 de maio, na AABB), Coaraci (31 de maio, na Associação Cultural de Coaraci), Itajuípe (1º de junho, no Clube Kamuá), e Barro Preto (2 de junho, no Ginásio de Esportes), que são municípios na área de abrangência do Porto Sul, sempre com início às 18 horas, à exceção de Barro Preto, no sábado, que começará às 14 horas.

Além disso, cópias do estudo e do relatório de impacto ambiental estão disponíveis em espaços públicos, como prefeituras, câmaras de vereadores, escolas e bibliotecas.

Integração porto-ferrovia

O Porto Sul, que terá investimentos de R$ 2,4 bilhões, foi concebido dentro do Planejamento Estratégico do Estado da Bahia e será construído na região de Aritaguá, norte de Ilhéus, com um cais a 2,5 quilômetros da costa. O porto será integrado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que possibilitará a ligação entre o sul baiano e a região Centro-Oeste do Brasil.

A estimativa é de que o porto público terá uma movimentação anual de cargas em torno de 75 milhões de toneladas, sendo que a Bahia Mineração irá construir dentro dessa estrutura o seu Terminal de Uso Privativo, pelo qual serão escoadas 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation