Atletas brasileiros disputam o Mundial de Muay Thai na Macedônia

Por: Liliane Pólvora

A preparação física dos atletas da Equipe Aguiar Júnior é reforçada com treinos de kettlebell

Cinco atletas de Joinville representam o Brasil no mundial de Muay Thai entre os dias 26 a 29 de outubro em Skopje – Macedônia. Os atletas integram a equipe liderada pelo professor Junior Aguiar, que é pioneiro no Muay Thai em Joinville. Em junho, a equipe garantiu vaga no mundial após conquistar seis medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro, duas medalhas de prata e mais duas de bronze. Participam do campeonato os atletas do Aguiar Júnior Team Luiz Rodrigues de Aguiar Júnior – atleta e técnico –, Juliana Werner Aguiar, Kinberly Tanaka Novaes, Ivonei Pridonik e Anderson Gonçalves.

O Júnior Aguiar Team conquista a cada ano mais espaço no cenário nacional e internacional das competições, sendo uma das equipes com mais títulos na modalidade. Em 2010, a equipe conquistou duas medalhas de prata no Mundial adulto na Tailândia e uma medalha de bronze no Mundial Juvenil na Sérvia. Esse ano, com mais atletas classificados para o mundial, tem a oportunidade de conquistar mais medalhas. “A nossa equipe tem se destacado pelos resultados que o nosso grupo vem alcançando, mas enfrentamos dificuldades financeiras para participar dos campeonatos, pois não contamos ainda com patrocinador fixo e mesmo assim não desistimos”, ressalta Aguiar.

Aguiar ministra aulas de Muay Thai há 16 anos e é praticante de artes marciais há pouco mais de 25 anos. Na carreira acumula títulos como de Hexa campeão catarinense de Muay Thai e Kickboxing, Bicampeão Brasileiro de Muay Thai, Vice-Campeão mundial de Jiu-Jitsu e Campeão Sul Americano de Muay Thai. Atualmente desempenha as funções de técnico e lutador sendo responsável pela formação de 70 campeões catarinenses, 40 campeões brasileiros, dois campeões Sul Americanos, quatro campeões Pan-Americanos e dois vice-campeões mundiais.

Além dos treinamentos regulares de Muay Tai na Academia, Aguiar busca se atualizar na preparação física dos atletas. Anualmente visita a Tailândia onde participa de seminários com os mestres locais. Em 19 de março deste ano, realizou o primeiro workshop de Muay Thai em Joinville, com a participação do mestre Thai Khru Pirojnoi, da Tailândia, oportunidade para os praticantes do Muay Thai da região se aperfeiçoar sem precisar sair do Brasil. Na ocasião, Aguiar informa que a partir de 2011, o workshop será realizado anualmente em Joinville em parceria com a Academia Thai Center, de Santos.

Preparação Física

Outra novidade é o uso do Kettlebell no treinamento dos atletas. João José Rosário, preparador físico da equipe Júnior Aguiar de Muay Thai e Mixed Martial Arts (MMA), explica que o kettlebell é uma bola de ferro fundido com uma alça que, usado corretamente, alcança resultados que por outras ferramentas só poderiam ser alcançados com a combinação de outras atividades.

João José explica que o treinamento com kettlebell é muito popular entre os praticantes de lutas, principalmente artes marciais mistas. Segundo o preparador físico, os exercícios executados com bolas de ferro fortalecem as articulações e promovem flexibilidade. “E o mais importante, onde muitas máquinas e treinos promovem um condicionamento físico isolado, apenas o kettlebell permite a ação simultânea de múltiplos grupamentos musculares gerando força, potência, flexibilidade, endurance e queima de gordura numa única ferramenta.”

Os benefícios para os lutadores de Muay Thai foram percebidos pelo mestre Júnior Aguiar, que firmou parceria com o preparador físico João José e inclui no treino dos seus atletas o kettlebell.  Não só visando melhores resultados nos campeonatos, mas uma preparação física que venha diminuir a incidência de lesões em treinamentos e lutas, por proporcionar aos atletas uma musculatura mais sólida e maior resistência mantendo a técnica por mais tempo durante as lutas.

Júnior Aguiar diz que com o treinamento semanal com o Kettlebell percebeu melhora significativa no desempenho dos atletas, que ganham mais força, mais rapidez e mais resistência, o que ficou comprovado em lutas recentes. “Recentemente, Juliana Aguiar venceu o Nutrix de MMA em Joinville e, apesar da oponente ser mais musculosa, ela teve um desempenho superior não só por sua técnica, mas, porque teve uma melhora significativa no condicionamento físico”, salienta.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation