ASSIM ERA MINHA CIDADE – NA LENTE DE JOSÉ NAZAL

Cidade Nova antiga (fotógrafo desconhecido)

As transformações urbanas da cidade, ao longo das últimas décadas, de modo especial o crescimento da verticalização e a permeabilização das áreas verdes, nos trazem transtornos nos dias de maior volume de precipitação pluviométrica e, afetando cada vez mais as vistais parciais da cidade.

Nessa fotografia de 1957 (autor não identificado), com quase toda a extensão da “Cidade Nova” – primeiro bairro planejado de Ilhéus, projetado por Firmino Eloy de Almeida, que foi contratado em 1920, pelo Coronel José Gomes do Amaral Pacheco, proprietário da Fazenda Opaba, que decidiu parcelar o trecho costeiro de suas terras. Com ruas largas, iniciadas com a implantação da linha férrea, no trecho da atual avenida Osvaldo Cruz e também a antiga avenida Bahia, atual avenida Vereador Marcus Paiva.

Cidade Nova 1972 – foto José Nazal

Nos meus registros tenho uma foto que fiz em 1972, com tomada do Ginásio de Esportes da Piedade, quando já estava finalizada a construção do então “Porto do Malhado”.

Na foto atual, desse ano, nota-se o grande adensamento dos “arranha-céus”, e a ampliação da taxa de ocupação dos terrenos, com a supressão dos “quintais” e a diminuição do verde, que de certa forma ainda vemos, graças a Deus!

Um detalhe que chama atenção e não pode ser esquecido é o afastamento do oceano, que muito em breve se estenderá além do nosso porto.

Quem viver, verá!

Author Description

Walmir Rosário

No comments yet.

Join the Conversation