“ARRAIAS E QUADRILHAS” ANIMAM OS FESTEJOS JUNINOS DE CANAVIEIRAS

Cidade que tradicionalmente comemora seus santos e padroeiros com festa, Canavieiras também promove os festejos para São João. Desde a semana passadas que muitos “arraiás” fazem parte do visual das ruas do centro, dos bairros e dos distritos e povoados. As quadrilhas também animam diversas comunidades e o público em geral.

Um dos exemplos sui generis de quadrilha é a “Travação”, preservação da memória cultural dos festejos juninos e o entretenimento popular. A “Travação” é considerada uma das maiores do mundo e é puxada por um trio elétrico, no percurso Praça Maçônica, passando pela Rua 13 até chegar a Praça da Bandeira, onde é realizada a maior parte da apresentação.

Segundo a organizadora da Quadrilha Travação, a artista musical e educadora Duda Ribeiro, além de levar a alegria e garantir a preservação da cultura, o grupo, que se apresenta ha 18 anos, não tem fins lucrativos e realiza um trabalho de assistência social, pois toda a arrecadação de alimentos não perecíveis é destinada às famílias carentes. A Travação se apresenta nas noites dos dias 23 e 24 de junho.

Outro grande evento que anima os festejos juninos de Canavieiras é o “Arraiá do Nildão, na Praça Maçônica, que este ano encontra-se na sexta edição. O “Arraiá” é promovido no período de 22 a 24 de junho, com grandes atrações. Este ano, animam os festejos as bandas Zabumbahia, Alicinho e Maria Breteira do Brasil (segunda-feira, 23); e Sapatilha 37, Gero e Perfil S2 (terça-feira, 24).

Nas diversas ruas da cidade e nas comunidades do interior a população também comemora os festejos juninos de forma bem tradicional, enfeitando as ruas com bandeirolas e outros motivos juninos. Também são queimadas as tradicionais “fogueiras” e distribuídas comidas típicas do São João e bebidas como licor de jenipapo, dentre outros.

Quadrilha Sacaninhas

A “Quadrilha Sacaninhas” é outra grande atração de Canavieiras, que se apresenta há três anos e promete não parar mais. A quadrilha é formada pelos moradores dos arredores da Praça da Capelinha, onde também é realizada outra grande festa: “O Pau de Bastião”. Segundo o presidente da Quadrilha, Klebio Guimarães, a “Sacaninhas” se apresenta até o dia 29 de junho, quando é comemorado o dia de São Pedro.

Formada por 30 componentes (15 pares), ele iniciaram as apresentações desde o dia 18 de maio, no Bar do Galego, no bairro da Birindiba, e continuaram as apresentações em diversos locais da cidade. “Nossa intenção é manter viva as tradições culturais de Canavieiras e os festejos juninos sempre foram um forte em nossa vida”, diz o presidente Klebio.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation