“APAIXONADOS POR CANAVIEIRAS” QUER BRINCADEIRAS DE VOLTA

Jogo de pião

Vem aí o “Primeiro Encontro de Brincadeiras de Crianças”. A proposta é do Grupo Apaixonados por Canavieiras, que vem se notabilizando por resgatar fotos e acontecimentos que fizeram parte da história da cidade. Recentemente, o grupo promoveu uma exposição de fotos antigas e realizou palestras em diversos pontos de Canavieiras.

Com a lembrança de fatos históricos, a juventude de Canavieiras teve a oportunidade de conhecer parte do passado de sua cidade, vivido pelos seus antepassados e que agora se tornam do conhecimento público. Agora, com o encontro de brincadeira, um novo resgate será feito, por tornar conhecido os equipamentos alvo das atividades de lazer da juventude de outras épocas, hoje totalmente desconhecidas.

Dentre as brincadeiras de épocas passadas e que se encontram praticamente em extinção, estão: jogo de gude, pião, com a habilidade de apará-lo na mão e na unha; banca com dinheiro feito de carteira de cigarro, ovo na colher, corrida no saco, triângulo na areia, cabra-cega, quebra-pote, pau-de-sebo, nego fujão, galinha gorda, comidas para bonecas, capitão (ou três Marias) com cinco pedrinhas, pular macaco (hoje amarelinha), 31 alerta, cantigas de rodas como, “Eu morava na areia, sereia, me mudei para o sertão” dentre outras.

Corrida de saco

Vale, ainda, lembrar, jogos e brincadeiras a exemplo de castanha de caju, garrafão, baleado, carrinho de lata, azougue, patinete de rolimã, quatro cantinhos, guarde meu anel bem guardadinho. Essas brincadeiras são excelentes ferramentas para que as crianças possam desenvolver habilidades e a pensar, a ter equilíbrio e coordenação motora, ritmo, agilidade e força.

Author Description

Walmir Rosário

No comments yet.

Join the Conversation