Ações Regionais realiza mutirões e melhorias em estradas

Após a passagem da máquina a estrada está transitável

Está sendo finalizado nesta semana o trabalho de recuperação da estrada que dá acesso às localidades de Maria Jape até o Rio do Engenho, na zona rural. Ao todo, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de Ações Regionais, está recuperando cerca de 30 quilômetros da estrada vicinal. O trabalho incluiu drenagem, encascalhamento e patrolamento. A melhoria beneficiou inicialmente o trecho entre o bairro do Banco da Vitória até Maria Jape e depois do rio do Engenho, com previsão de ser finalizado no distrito de Santo Antônio.

A secretaria de Ações Regionais vem executando ainda uma série de outros serviços no Couto, onde realizou mutirão de limpeza e retirada de lixo, em parceria com a secretaria de Serviços Urbanos. Por determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, explicou o titular da pasta, o secretário Manoelito Puentes, também foi disponibilizado um caminhão compactador para a retirada de lixo, que esta semana começou pelo Couto e percorreu as localidades de Santo Antônio, Banco do Pedro e Carobeira. Urucutcuta, Campinhos e Ribeira das Pedras, também na zona rural, fazem parte do próximo roteiro do caminhão compactador.

O distrito do Rio do Engenho também foi beneficiado esta semana com mutirão de cidadania, saúde e limpeza, que contou ainda com revisão geral do sistema de iluminação do local, incluindo manutenção de lâmpadas. A ação foi conjunta com as secretarias de Saúde, Assistência Social e Trabalho e Serviços Urbanos. Já na próxima semana, as intervenções nas estradas rurais chegam até o acesso do Japu, incluindo ramais.

Festa para Senhora Sant’Ana – Neste fim de semana (dia 28 e 29), a comunidade local comemora festa em louvor a Senhora Sant’Ana, padroeira desta localidade. O novenário, iniciado no último dia 20, acontece até a noite de sábado (28), com celebrações todas as noites, sempre às 19 horas, no Santuário de Sant’Ana, a segunda igreja rural mais antiga do Brasil. Esse ano o tema central da festa é “Formamos a igreja missionária vivendo em comunidade”.

No domingo (29), dia consagrado à santa, os festejos começam à zero hora, com a alvorada festiva. Às 9h30min acontece a caminhada de fé pelas principais ruas do Rio do Engenho. Logo depois será celebrada a missa solene, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento. As comemorações também terão espaço para a festa profana, com a apresentação de bandas regionais em um palco armado na praça do distrito, animando os ilheenses e turistas.

Author Description

Walmir Rosario

No comments yet.

Join the Conversation