A COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO ENTRE O LOJISMO

Walmir Rosário*

Ao comemorar 35 anos de existência, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabuna acredita que participou positivamente da vida do município. Afinal de contas, a CDL é integrada por pessoas de relevante conceito na sociedade, com atuação nos mais diversos setores produtivos. Para comemorar os 35 anos de atividade, nada de festas e sim mais planos para o seu futuro. Quem também comemora 40 anos é o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que em Itabuna é um dos mais modernos do Brasil.

Os planos da CDL de Itabuna para os próximos anos são ambiciosos e têm como objetivo maior congregar o pensamento dos associados da instituição. Faz parte desse novo estágio um incremento nas ações de comunicação social, através do trabalho de uma assessoria voltada para atender os interesses corporativos e da sociedade como um todo. Esse novo momento na comunicação é o resultado de uma experiência acumulada ao longo dos anos, formando opinião na comunidade regional.

O projeto elaborado pela diretoria da CDL de Itabuna visa, sobretudo, acompanhar as transformações do mercado brasileiro, atualmente em ebulição. Atenta a todas as mudanças, a CDL de Itabuna ganha novo perfil, com destaque para a formação de parcerias. Com isso, ações estão sendo desenvolvidas no sentido de aumentar sua área de influência, através da elaboração de um plano estratégico efetivo para responder às necessidades institucionais.

Esses propósitos estão respaldados em conceitos modernos de marketing e estruturas no tripé Comunicação Empresarial e Relações Públicas; Eventos e Promoções; e Publicidade e Propaganda, cada uma contando com profissionais especializados nos segmentos envolvidos. Inicialmente, as ações serão concentradas numa nova formatação do jornal e do programa radiofônico Momento Empresarial, bem como na elaboração de campanhas publicitárias e de um calendário para a realização de eventos.

A intenção da diretoria da CDL de Itabuna é posicionar a comunicação da entidade como fonte geradora de recursos para organizar e executar ações mercadológicas, atuando nos âmbitos interno e externo, possibilitando o estabelecimento de canais de comunicação com os diversos públicos do segmento lojista e dos consumidores. Essas ações têm a finalidade de valorizar a comunicação empresarial como um meio capaz de levar o máximo de informações ao associado.

A área de eventos deverá contribuir para a realização de consultoria na organização de eventos bem-sucedidos, gerando uma diversificação das atividades de marketing. Essa consultoria inclui desde a organização, produção do material de divulgação, desenvolvimento de brindes personalizados e estratégias de comunicação. Para isso será elaborado um calendário de eventos contemplando comemorações, encontros, convenções, seminários, simpósios, dentre outros.

Já o setor de publicidade e propaganda atuará na consultoria, planejamento e criação de material promocional visando o lançamento de novos produtos e serviços, homenagens a datas comemorativas, produção de material de divulgação e apoio aos eventos lojistas. A área de publicidade e propaganda continuará a desenvolver campanhas de forte apelo às vendas nas promoções e liquidações realizadas pela CDL, a exemplo de Natal, Dia das Mães, festejos juninos, dentre outras comemorações.

De acordo com as perspectivas do mercado – estabilizado economicamente –, as ações que a CDL está implantando deverão ter performance positiva de crescimento, já que o mercado se tornou acessível a todas as classes sociais. Desta forma, a CDL de Itabuna contribui ainda mais para o fortalecimento de um mercado cada vez mais competitivo, investindo na qualidade dos serviços prestados pelos seus associados.

O projeto de comunicação formulado pela CDL é considerado um ponto fundamental para continuar conquistando sua clientela, estruturando-se para atendê-la, ouvi-la e informá-la sobre o mercado, ganhando sua confiança. Neste sentido, procurará trabalhar oferecendo aos associados um serviço cada vez mais diferenciado, estabelecendo uma política de atendimento que busca novas oportunidades de mercado a ser exploradas.

*Radialista, jornalista e advogado.

Publicado no caderno Momento Empresarial do Jornal Agora em 20-09-1998

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